sexta-feira, 5 de junho de 2015

Abandonando a candidatura de Mineiro, Robinson quer “rearrumar o PT”

O noviço Luiz Gomes, no tabuleiro fotográfico
coadjuvando Robinson em diferentes momentos da
campanha de 2014,  conquistou o Governador pelo
desempenho que mostrou junto ao povo.
O governador Robinson Faria demonstrou nesta sexta-feira, 5, hoje, que realmente abandonou a candidatura do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), líder da bancada situacionista na Assembléia Legislativa, à sucessão do prefeito Carlos Eduardo Alves em 2016.
Ele fez questão de deixar isto bem claro ao receber à tarde o advogado Luiz Gomes, presidente regional do Partido Ecológico Nacional (Pen), quando reiterou a determinação de transformá-lo em seu candidato, vez que Mineiro não consegue empinar seu projeto.
Mineiro só taxia
O Governador enfatizou, então, que os visitantes precisam ter cautela quanto à divulgação de seu apoio, porque precisa de tempo para se ajeitar com os petistas. Conforme um dos participantes do encontro, ele disse textualmente que sua maior preocupação política passou a ser, nos últimos meses, “rearrumar o PT” no seu grupo político, “para não afundar com ele” nas próximas eleições.
Robinson sofre também porque um afastamento brusco da candidatura de Mineiro pode levar o parlamentar a largar a liderança da bancada governista na Assembléia Legislativa. Foi-lhe muito difícil encontrar um líder, e a precariedade dessa relação é tamanha que no parlamento muita gente aponta Mineiro como o mais severo crítico da gestão de Robinson. Houve ocasião em que foi o único deputado a votar contra um interesse de Robinson.
Lançada desde a última eleição de Carlos Eduardo e teoricamente fortalecida pelo atual Governador com a eleição de outubro passado, a candidatura de Mineiro deveria ter subido muito desde dezembro, quando Robinson o apontou inesperadamente como seu nome para 2016 em Natal. Apesar desses empurrões, contudo, disse o Governador no encontro de hoje, a candidatura de Mineiro "só taxia", "não decola".
Robinson também pensa em candidatar Luiz Almir (D) em lugar de Mineiro. 
Este imobilismo, ainda segundo o Governador, ameaça fixar Mineiro em terceiro lugar nas urnas, atrás de Carlos Eduardo e do professor Robério Paulino, o pré-candidato do Psol que ameaça atropelar os tradicionais grupos políticos potiguares nessa disputa. Apesar de ter entrado recentemente na política partidária e de não ter conquistado então o mandato que almejava como candidato a Deputado Estadual, Luiz Gomes impressionou Robinson pelo desempenho que demonstrou ao seu lado na campanha de 2014, notadamente em termos de interação com o povo nas ruas. Interlocutores comuns aos dois asseguram que muitas vezes, ao se preparar para deixar Natal rumo a comícios no interior, Robinson mandava chamá-lo para coadjuvá-lo nas jornadas.
Desviar atenções
O fortalecimento do compromisso com Luiz Gomes se somou a outras manifestações que Robinson promoveu nos últimos dias para desdizer o Governador. Há poucos dias, instado a falar sobre a substituição de Mineiro por Luiz Gomes na cabeça da chapa de seus sonhos para Natal, Robinson disse que está cedo para cuidar da sucessão municipal, inclusive de Natal, pois sua preocupação é com a administração estadual.
Esta semana, porém, vários blogueiros e colunistas de jornais impressos mostraram que tal declaração não passou de tentativa de desviar os olhares para a dificuldade em que se meteu ao eleger Mineiro como seu candidato. Eles divulgaram informações em que Robinson aparece anunciando seu apoio a candidatos a prefeito em diversos municípios do interior, alguns com eleitorado inferior a 1% do natalense. Se já investe objetivamente em candidaturas em redutos eleitorais menores e menos significantes, é justo pensar que também projeta e age com o objetivo de vencer em Natal.
Alguns fatos que se salientaram na agenda do Governador estes dias garantem que ele quer montar um palanque mas, por enquanto, precisa guardar segredo – talvez, como sugeriu hoje, para poder acomodar nele um PT que não mais ofereça o cabeça de chapa para não levar todo o seu grupo político ao insucesso.
Candidatar Luiz Almir
Ainda segundo interlocutores de Robinson a necessidade de arranjar logo um candidato capaz de vencer ou pelo menos não imitar na sucessão natalense o Rubinho Barrichelo, eternamente caricaturado como perdedor, o está levando a atirar para todos os lados.
Há uma semana, por exemplo, ele protagonizou uma iniciativa que talvez não quisesse mencionar nem a Mineiro nem a Luiz Gomes. Na sexta-feira passada, durante almoço em conhecido restaurante de Ponta Negra, o Govern
Para Robinson, a candidatura de Mineiro taxia mas não decola.
ador passou quatro horas tentando convencer o radialista e político Luiz Almir Filgueira Magalhães, vereador em Natal e desde abril presidente do diretório municipal do PV, a se comprometer com o projeto eleitoral que elabora para Natal, incluindo a possibilidade de transformar-se em seu candidato a prefeito, uma vez que a sua primeira escolha, Mineiro, não deu certo.
Silêncio loquaz
Uma atitude está se tornando comum aos interlocutores com quem Robinson procura costurar sua teia para Natal: ninguém conta o que conversaram, limitando-se a deixar no ar a informação de que trataram de posicionar seus partidos ao lado do Governador tendo em vista o desejo que alimenta de eleger o sucessor de Carlos Eduardo como pré-condição para lançar sua candidatura à reeleição em 2018.
No início da semana, o Blog de Roberto Guedes conseguiu contatar com Luiz Almir, mas este só confirmou a realização do almoço, que o reuniu a Robinson e ao publicitário Jenner Tinoco. Na noite de hoje, Luiz Gomes confirmou a conversa da tarde e admitiu que Robinson o estimulou muito enquanto candidato a prefeito, mas também evitou contar detalhes da conversa.   
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:

http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/     

Nenhum comentário:

Postar um comentário