terça-feira, 16 de junho de 2015

Agnelo deixa UTI depois de dez dias

Agnelo: na terapia semi-intensiva, depois de dez dias na UTI.
O deputado estadual Agnelo Alves (PDT) acaba de deixar a unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, passando a desfrutar da acolhida de uma unidade semi-intensiva, onde deverá permanecer por poucos dias, conforme avaliação e previsão dos médicos paulistas que o assistem desde ontem.
A saída da UTI foi comemorada por familiares e amigos. Agnelo passou exatos dez dias neste tipo de dispositivo hospitalar, desde sábado retrasado, a princípio na Casa de Saúde São Lucas, em Natal, e desde a manhã de ontem no estabelecimento paulista, para onde foi transferido depois que os médicos conterrâneos avaliaram suas taxas metabólicas e concluíram que seu organismo reagiria bem à viagem em avião especial.
Um dos parentes próximos de Agnelo com quem o Blog de Roberto Guedes conversou no início da noite desta terça-feira, 16, hoje, foi o prefeito de Natal, advogado Carlos Eduardo Alves, que está acompanhando com monitoramento familiar a evolução do quadro clínico do pai.
Outro foi o procurador regional da república Marcelo Alves Dias, unigênito do deputado estadual José Dias (PSD) e da professora Maria de Lourdes Alves Dias, irmã de Agnelo. 
“As notícias são muito boas”, exultou Marcelo, que trabalha em Recife e está fazendo uma grande conexão com Recife e a casa materna, em Natal, para emprestar seu apoio ao tio e aos familiares mais próximos deste.  
Marcelo: boas novas em conexão entre Recife, Natal e São Paulo.
Celina ficou
Todas as taxas do metabolismo de Agnelo, que vinham apresentando bons sinais nos últimos dias, melhoraram ontem e ainda mais hoje, animando os médicos quanto à redução do tempo que ele permanecerá hospitalizado.
Além dos profissionais paulistas, ele está sendo assistido ali pelo seu primogênito, economista e empresário Agnelo Filho, mais conhecido em Natal “Xanxa”, e por um enfermeiro profissional que ancestralmente atende à sua família. A esposa de Agnelo, Celina, professora universitária aposentada, quis acompanhá-lo ontem, mas seus três filhos a retiveram em Natal argumentando que também enfrenta problemas de saúde, se bem que muito menos complexos do que o problema de esôfago que o hospitalizou há cerca de vinte dias na capital potiguar. O principal mal de que ela padece é diabetes, que atrai complicações oportunistas.
Revezamento
Os três filhos do casal montaram um esquema de revezamento para que a todo instante um deles esteja ao lado do pai. Segundo Carlos Eduardo, “Xanxa” ficará em São Paulo até o próximo domingo. O Prefeito o substituirá então por quatro dias, e em seguida o caçula, também economista e empresário José Luiz Alves, o “Dadá”, viajará para ficar com o pai em São Paulo.
Wanderley: contando o tempo para visitar Agnelo. 
Por enquanto, os familiares evitam falar em quando Agnelo voltará para Natal. Mas não demonstram dúvida ou insegurança quanto à volta com vida. Elencando vários episódios em que, desde a mais tenra idade, Agnelo esteve à porta do desencarne, eles dizem que poucos homens sabem lidar tanto com situações limites neste campo. Dizem que o fato de ser muito racional o ajuda muito.
Vencedor
“Ele não briga com a doença; ele vence a doença, com tem vencido a todas as adversidades que a vida lhe opôs”, disse Carlos Eduardo, torcendo para que o pai avance ainda muito mais na longevidade.   
Jornalista e político desde o início de sua fase adulta, acumulando três mandatos de prefeito, um em Natal e dois, sucessivos, em Parnamirim, um de senador e desde 2010 o de integrante da Assembléia Legislativa, com passagem, ainda pela diretoria do Banco do Nordeste (BNB) e outros órgãos, Agnelo, de 83 anos, mostra-se inteiramente lúcido, afastando preocupações de parentes que o viram apresentar problemas de memória e condução do raciocínio enquanto este hospitalizado em Natal.
Os médicos potiguares que o assistem há anos também monitoram o tratamento de Agnelo em São Paulo e vibraram hoje com a confirmação das informações que ontem indicavam que ele estava melhorando.
Amigos 
A notícia da saída da UTI levou amigos de Agnelo a vibrar. Foi o caso do ex-deputado federal Wanderley Mariz, que no ano passado esteve na mesma unidade, quando se operou para corrigir problemas nas áreas abdominal e toráxica. "A UTI de lá é coisa do outro mundo, coisa do primeiro mundo. Cheguei lá desacordado e quando acordei pensei que já estava no apartamento, tal é o conforto e o espaço que ela concede ao paciente. Quando fui para a semi-intensiva, onde Agnelo está agora, eu me vi no melhor apartamento do mundo. Só isso ajuda muito o paciente a se recuperar", diz Wanderley, torcendo para ir visitar Agnelo assim que este voltar para Natal. 
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:

(Em 150616).

Nenhum comentário:

Postar um comentário