terça-feira, 16 de junho de 2015

Artigo apresenta alternativa de combate à desertificação no Seridó

Por Ricardo Ramalho:
muretas de pedra
A tecnologia das muretas de pedras como passaram a ser conhecidas, utilizando-se adaptações locais, é de baixa complexidade e plenamente aplicável pelos agricultores familiares, sem a presença de técnico especializado. Assim sendo, é facilmente replicada.
Consiste, basicamente, nas etapas de: a) determinação do maior nível de declive, usando-se como instrumento, um nível de mangueira; b) marcação das niveladas básicas ou curvas de nível, utilizando-se balizas e piquetes rústicos; c) escavação de valas com pequenas dimensões médias de 20 cm de profundidade e 40 cm de largura; e d) empilhamento das pedras, obedecendo às curvas de nível, com altura média de 80 cm.
Uma série de outras práticas conservacionistas como aração e plantio em nível, controle de queimadas, armazenamento de água, valorização da biodiversidade e manutenção da reserva legal são complementares à tecnologia principal.
As muretas de pedras produzem importantes resultados que, rapidamente, se convertem em benefícios diretos e indiretos para a unidade de produção familiar. O principal, entretanto, é livrar a área a ser cultivada da inconveniência da alta pedregosidade existente. Desta forma, a presença de pedras, até então um grave problema, se transforma em solução. Citam-se como efeitos positivos: a) maior infiltração das águas pluviais e retenção de umidade do solo; b) diminuição da erosão hídrica e eólica; c) aumento da fertilidade e consequente elevação da produção e produtividade agropecuária; d) ampliação da biodiversidade; e) ampliação da área de cultivo pela retirada das pedras, empecilhos para os plantios; e f) nível de conscientização ambiental elevado. Ressaltem-se os efeitos positivos na autoestima das famílias e na sociabilização comunitária, impulsionada com a intensificação da convivência entre moradores e visitantes.

CLIQUE AQUI e confira o artigo completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário