quinta-feira, 25 de junho de 2015

Tatiana e filho de Robinson nem viram a posse de Fábio

Ao mostrar o sorriso dos dois primeiros-casais do poder no Rio Grande do Norte, a passagem do governo a Fábio Dantas sugeriu que de momento fracassaram os esforços com que o deputado federal Fábio Faria e a chefe da Casa Civil, Tatiana Mendes Cunha, vinham tentando afastar de Robinson Faria o Vice-governador e sua esposa, Cristiane.
O sorriso que voltou a reinar entre os primeiros-casais do governo...
------------------------- 
ROBERTO GUEDES
-------------------------
A ausência da chefe da Casa Civil, advogada Tatiana Mendes Cunha, foi o que mais chamou atenção na primeira transmissão da chefia do executivo potiguar pelo governador Robinson Faria ao vice-governador Fábio Dantas, realizada na tarde desta quarta-feira, 24, ontem, no aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.
Com quase todo o secretariado de Robinson no local, também se notou a ausência do deputado federal Fábio Faria, primogênito e liderado do Governador no PSD. Trata-se de um dos acólitos de Robinson que mais investiram, desde janeiro e por motivos menores, no distanciamento entre este e Fábio Dantas.
Ordinariamente, quem comanda atos de transmissão da chefia do executivo é o titular do gabinete civil, geralmente em parceria com o secretário estadual de Administração. O titular desta pasta, economista e psicólogo Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira, também não foi visto na cerimônia, mas outros auxiliares de Robinson garantiram que a este não interessava a ausência do colaborador, diferentemente do que se passa em relação a Tatiana.
A volta do sorriso
Embora condene o recebimento de salário a mais pelo Secretário de Administração, Robinson não quer se ver livre dele. Tatiana, dizem, pode ceder sua cadeira ao vice-governador assim que Robinson voltar para Natal, se até então o Governador conseguir que Fábio Faria deixe de lançar fogos amigos contra o xará Dantas.
...chamou atenção para a ausência de Gustavo e Tatiana, mas...
Quem mais sorria no ato de transmissão, que precedeu ao embarque de Robinson e da primeira-dama do Estado, advogada Julianne Faria, também secretária estadual de Trabalho e Bem Estar Social, eram os dois primeiros casais da situação no Rio Grande do Norte. Fazia tempo que Robinson e Juliane e Fábio e sua esposa, a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) não mostravam sorrisos tão largos em público.
Fogo amigo
Conterrâneos presentes à cerimônia asseguram que Tatiana e Fábio Faria não estão gostando nada de ver os bons tempos voltarem a se impor no relacionamento do chefe do executivo com seu sucessor imediato no cargo. Fábio Dantas responderá pela chefia do executivo até o próximo domingo, quando Robinson concluir seu “tour” pela capital argentina.
Ele e Fábio Dantas se reaproximaram nos últimos dias enquanto Tatiana parecia conhecer a fritura governamental. Fábio Dantas e Cristiane ajudaram muito a Robinson a livrar a primeira-dama dos efeitos de um fogo amigo altamente deletério. Com a sutileza possível, o vice-governador e a deputada mostrarem que não partiam do gabinete de Julianne, e sim da Casa Civil, algumas atitudes que enroscavam a gestão de Robinson.
Preservar Julianne
Um dos casos que atingiram Julianne que mais irritaram Robinson foi a intromissão de Tatiana na relação entre a secretaria do Trabalho e as casas dos estudantes, quando a chefe da Casa Civil teria trabalhado no sentido de mostrar que a primeira-dama estaria despreparada para enfrentar situações difíceis e careceria, por conseguinte, de uma espécie de tutela... a ser protagonizada justamente pela chefe do Gabinete Civil.  
O pior episódio da série foi a montagem, na Governadoria, longe, portanto, do gabinete de Julianne, daquele curso de etiqueta e beleza que uma socialite paulistana veio ministrar em Natal para prefeitas e esposas de prefeitos, com a divulgação institucional depositar a gafe no colo da primeira-dama.
Assalto na madrugada
Assim como Julianne, Fábio Dantas teria muitos motivos para sorrir à distância de Tatiana. Hoje apontada como desagregadora por outros colabores de Robinson, Tatiana chegou a ser a companhia mais permanente de Fábio Dantas da eleição até à posse deste e de Robinson, a 1° de janeiro.
Numa madrugada de dezembro, a propósito, foram assaltados nas proximidades do apartamento de Robinson, em Areia Preta. Desde a montagem da equipe de Robinson, porém, Tatiana vinha sendo acusada de trabalhar no sentido de o Governador deixar de atender a reivindicações políticas do Vice-governador.
Tatiana também é apontada como responsável pelo afastamento que transformou o deputado estadual José Dias (PSD) de político mais próximo e conselheiro mais consultado pelo Governador em primeiro aliado a romper com Robinson, anunciando-se como oposição a este na Assembléia Legislativa.  
Mais recentemente, colocou-se como pivô de uma crise que por muito pouco também não afastaria de Robinson o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado estadual Fernando Mineiro (PT).
Muxôxo
Outros colaboradores de Robinson dizem que Tatiana ainda não caiu porque Robinson hesita em defenestrá-la e principalmente porque ela conta com o apoio de Fábio Faria.
...principalmente deu idéia do quanto Fábio quer distância do xará Dantas.
Segundo interlocutores de Robinson e do casal Dantas, no entorno do governador que turista pelo Cone Sul somente um aliado, exatamente o filho Fábio, estaria fazendo muxôxo diante do resgate do prestígio de que o vice-governador desfrutava junto ao Governador titular.
Deve ter-lhe irritado em especial um trecho do discurso que o pai proferiu na liturgia do aeroporto:
“Viajo completamente sossegado porque tenho um vice-governador que confio plenamente, sem nenhuma restrição. Nós sempre mantemos um diálogo permanente com muito espírito público e vontade de acertar. O estado está em boas mãos. Seus atos terão plena autonomia”, declarou Robinson.
O pensamento de Fábio a este respeito diverge muito.
Por conta de disputas intestinais do bloco situacionista em municípios do Agreste, o primeiro filho trabalha há meses com o propósito de afastar o xará Dantas do gabinete de seu pai, a despeito de todos os amigos comuns dizerem que o Vice-governador deveria estar sucedendo a Tatiana na chefia do gabinete civil. Quanto a quem não viu Fábio Faria no aeroporto, na mesma hora da transmissão do cargo de Governador sua assessoria divulgava a presença do parlamentar no vale do Açu.  
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:
http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/       
(Em 150624).

==============================================================  

Nenhum comentário:

Postar um comentário