Enquanto isto, legítimos agentes do fisiologismo, o ministro do Turismo, ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente regional do PMDB, e o deputado federal Fábio Faria, filho e agente do governador Robinson no PSB, concentram seus esforços na luta por cargos na direção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e na chefia da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Natal, respectivamente.
Com a consciência tranquila de quem tem feito sua parte, até quando, pouquíssimos dias atrás, propôs a associação entre os projetos de implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Macaíba e de transformação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em área de conexão entre vôos internacionais, o chamado HUB, o Blog de Roberto Guedes apresenta três dessas manifestações que garimpou no Blog de Robson Pires, um dos mais acessados no Rio Grande do Norte:
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José Dias: “Dizer que o RN não entrou no pacote por falta de projetos é a coisa mais fácil do mundo de desmoralizar
Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (11), o deputado José Dias (PSD) questionou a inclusão de outros Estados no pacote de investimentos recém anunciado pelo governo federal. O parlamentar disse não acreditar que o Rio Grande do Norte ficou de fora devido somente à falta de projetos.
“Faltou uma postura política do Congresso em relação ao governo. Dizer que o Rio Grande do Norte não entrou no pacote por falta de projetos é a coisa mais fácil do mundo de desmoralizar. Será que as obras elencadas neste programa tem projetos?”, questionou o parlamentar.
José Dias disse que há uma cultura geral de dependência dos Estados em relação ao Governo Federal. “Esse espírito de dependência se agravou, de achar que a ‘Mãe do PAC` vem e socorre em todas as dificuldades, o que não é verdade. Essa atitude de conformismo é o que nos leva às dificuldades mais gritantes”, disse, referindo-se à presidente Dilma Roussef.
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“Os nossos senadores se conformaram facilmente”, diz Kelps sobre investimentos no RN
Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (11), o deputado Kelps Lima (SDD) voltou a falar sobre a ausência do Rio Grande do Norte no pacote de investimentos em logística anunciado pelo Governo Federal. O parlamentar cobrou atitude do bancada federal do RN do Senado e criticou a justificativa apresentada pelo Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que declarou que o Estado ficou de fora por falta de projetos.
“Existe uma comissão no Senado que aprecia esses projetos e ela é presidida pelo senador Garibaldi Alves. É inadmissível que os nossos senadores aceitem pacificamente a justificativa apresentada pelo Ministro da Fazenda”, disse Kelps. “Os nossos senadores se conformaram facilmente. Eu duvido que qualquer outro senador de outro Estado nordestino deixasse isso acontecer”, afirmou.
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Pacote de concessões do governo do PT é “prato requentado”, diz Rogério Marinho
A presidente Dilma Rousseff anunciou esta semana um novo pacote de concessões no valor de R$ 198 bilhões, atingindo portos, aeroportos e rodovias por todo o país. Segundo o discurso oficial, o objetivo é reaquecer a economia do país, paralisada diante dos recentes escândalos de corrupção e dos problemas financeiros do governo federal. Para o deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, o projeto anunciado por Dilma não passa de um “prato requentado”.
“Depois dos PACs I e II, que se encontram empacados, e do pacote de 2012, de R$ 241 bilhões, que se transformaram depois em R$ 65 bilhões, o governo repete o script. Ferrovias, privatizações e obras prometidas no passado precisam de gerenciamento na execução, oferta de crédito e licenciamento ágil. Áreas em que o governo tem patinado ao longo dos últimos 13 anos. É notória a dificuldade gerencial do PT e o conflito ideológico nos licenciamentos”, disse o tucano nesta quarta-feira (10).
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Jacó propõe união da bancada para incluir RN em plano federal
O Plano de Estrutura e Logística, lançado pelo governo Dilma esta semana, também foi tema do pronunciamento do deputado estadual Jacó Jácome (PMN) durante a sessão plenária desta quinta-feira (11). O parlamentar disse que era preciso a união da bancada federal para reverter a situação e tentar incluir o Rio Grande do Norte no plano.
“Claro que lamentamos, mas ao mesmo tempo precisamos estimular o Governo do Estado, senadores e toda a bancada federal para que ainda se faça alguma coisa, para que possamos reverter essa situação de perda econômica, financeira e logística de investimentos no nosso estado”, destacou Jácome.
O deputado Fernando Mineiro (PT) lembrou que o Rio Grande do Norte já havia sido contemplado na primeira fase do programa, que previu concessões e parcerias público-privadas, o que resultou na construção do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.
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Barragem de Oiticica poderá ser incluída na nova etapa do programa de investimento em logística
Apesar de não ter nenhuma obra de infraestrutura incluída na nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL), o Rio Grande do Norte ainda poderá participar do plano de concessões do governo federal. A informação foi transmitida pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (10) pelas comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
Respondendo a indagações dos senadores Garibaldi Filho (presidente da Comissão de Infraestrutura) e Fátima Bezerra, o ministro Nelson Barbosa explicou que se houver alguma empresa disposta a estudar a viabilidade de assumir – via concessão – rodovia, porto ou ferrovia no estado, o governo está disposto a analisar. Barbosa também respondeu a questionamentos a respeito da Barragem de Oiticica e da construção do acesso sul do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante.
Com relação à Barragem de Oitica – que vem sendo construída no leito do rio Piranhas-Açu, entre os municípios de Caicó e Jucurutu – Nelson Barbosa garantiu que a obra é uma das prioridades do Ministério da Integração Nacional. “Mesmo com o contingenciamento, sua continuidade foi preservada”, confirmou.
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Apesar de não ter nenhuma obra de infraestrutura
incluída na nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL), o
Rio Grande do Norte ainda poderá participar do plano de concessões do
governo federal. A informação foi transmitida pelo ministro do
Planejamento, Nelson Barbosa.
Ele falou durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (10) pelas comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
Respondendo a indagações dos senadores Garibaldi Filho (presidente da Comissão de Infraestrutura) e Fátima Bezerra, o ministro Nelson Barbosa explicou que se houver alguma empresa disposta a estudar a viabilidade de assumir – via concessão – rodovia, porto ou ferrovia no estado, o governo está disposto a analisar.
Oiticica
Barbosa também respondeu a questionamentos a respeito da Barragem de Oiticica e da construção do acesso sul do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante.
Com relação à Barragem de Oitica – que vem sendo construída no leito do rio Piranhas-Açu, entre os municípios de Caicó e Jucurutu – Nelson Barbosa garantiu que a obra é uma das prioridades do Ministério da Integração Nacional.
“Mesmo com o contingenciamento, sua continuidade foi preservada”, confirmou.
Ele se comprometeu a analisar a inclusão da construção dos acessos ao Aeroporto Aluízio Alves na terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).
------------------------Ele falou durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (10) pelas comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
Respondendo a indagações dos senadores Garibaldi Filho (presidente da Comissão de Infraestrutura) e Fátima Bezerra, o ministro Nelson Barbosa explicou que se houver alguma empresa disposta a estudar a viabilidade de assumir – via concessão – rodovia, porto ou ferrovia no estado, o governo está disposto a analisar.
Oiticica
Barbosa também respondeu a questionamentos a respeito da Barragem de Oiticica e da construção do acesso sul do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante.
Com relação à Barragem de Oitica – que vem sendo construída no leito do rio Piranhas-Açu, entre os municípios de Caicó e Jucurutu – Nelson Barbosa garantiu que a obra é uma das prioridades do Ministério da Integração Nacional.
“Mesmo com o contingenciamento, sua continuidade foi preservada”, confirmou.
Ele se comprometeu a analisar a inclusão da construção dos acessos ao Aeroporto Aluízio Alves na terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).
Programa de concessões do governo prevê investimentos de R$ 198,4 bilhões
A nova etapa do Programa de Investimento em Logística que está sendo anunciado neste momento pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, prevê a aplicação de um total de R$ 198,4 bilhões, com o objetivo de destravar a economia nos próximos anos. Os recursos serão usados em projetos de infraestrutura, pela iniciativa privada, como rodovias, ferrovias, aeroportos e portos. O ministro ressaltou que a proposta é viabilizar as concessões ainda no mandato da presidenta Dilma Rousseff e acrescentou que o governo tem conversado com governadores para discutir os investimentos regionais.
Para as rodovias, serão destinados R$ 66,1 bilhões. As ferrovias receberão R$ 86,4 bilhões. Já os investimentos nos portos somam R$ 37,4 bilhões e aos aeroportos serão destinados R$ 8,5 bilhões. Do total de recursos previstos, R$ 69,2 bilhões serão investidos entre 2015 e 2018. A partir de 2019, o programa prevê investimentos de R$ 129,2 bilhões. Dessa forma, o governo quer estimular o uso de instrumentos financeiros para canalizar recursos privados para projetos no médio e longo prazos.
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(Em 150611).
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