sexta-feira, 15 de maio de 2015

Governo desestimula eventos turísticos

Ausente da secretaria, Ruy prejudica evento que...
Longe de incentivar a realização de eventos turísticos no Rio Grande do Norte e colidindo frontalmente com a primeira dama do Estado, advogada Juliane Faria, a secretaria estadual da área mostrou que não os quer ao negar apoio a um encontro de mais de vinte mil motociclistas em Natal. Trata-se do “Natal Motofest”, encontro que já se realizou aqui 25 vezes, reunindo a cada edição dezenas de milhares de aficcionados por motocicletas.
A edição deste ano deveria experimentar um grande acréscimo, porquanto seus organizadores atraíram para Natal participantes de dois grandes grupos de motociclistas que até então se reuniam anualmente em outra cidade. Um deles é um grupo de maçons motociclistas residentes em todos os estados. Outro é formado por operadores do direito que também gostam muito de viajar sobre suas motos.
... contribuiria para o êxito da promoção ao artesanato,...
Além disso, contando com o apoio da secretaria estadual de Trabalho e Promoção Social, chefiada por Julianne Faria, apensaram à agenda de sua festa uma feita anual de artesanato potiguar, com a finalidade de vender as criações daqui aos milhares de motociclistas oriundos de outras unidades federativas.
Mais, ainda: internacionalizariam o evento, realizando simultaneamente a ele a décima convenção nacional e internacional “Brazil Rider’s”, que nas anteriores agrupa mais de trezentos motociclistas de países latino-americanos e europeus. Daí a necessidade de contarem com um grande auditório e a demanda junto à secretaria de Turismo e o insucesso que amargam.
Preço exorbitante
Tudo se encaminhava muito bem até que os organizadores da Motofest perceberam que a pasta do Turismo não dava resposta a um pedido que lhe haviam apresentado informalmente, como quiseram os responsáveis pela pasta, sobre a utilização do Centro de Convenções da Via Costeira, o maior de Natal, na Via Costeira. Ao procurá-la novamente, tiveram o cuidado de pedir audiência com o titular da pasta, o jovem Ruy Pereira Gaspar, filho de um dos maiores hoteleiros de Natal, o engenheiro Arnaldo Neto Gaspar.
Este nunca os recebeu e, como frisam organizadores da festa de motociclista, nunca está na sede da secretaria, onde impera a vontade de um seu tio, o engenheiro Manoel Neto Gaspar, conhecido como “Néo”. Nem com este conseguiram conversar, e depois de se cansar de levar muito chá de cadeira resolveram formalizar a situação, protocolando na secretaria um ofício da entidade responsável pelo Motofest, a Federação de Associações de Motociclistas do Rio Grande do Norte (FAN-RN).
...que vem sendo estimulado por Julianne. 
Nele, pediam para promover o evento no local almejado. E passaram a sofrer mais. Depois de várias solicitações, receberam orientação no sentido de procurarem, no Centro de Convenções, uma cooperativa, entidade privada que o governador Robinson Faria, marido de Julianne, havia afastado do comando sobre o equipamento. Mesmo estranhando o encaminhamento, procuraram e ouviram da diretoria da cooperativa a informação de que esta lhe cobraria uma exorbitância pela determinação de pretender realizar o “Motofest” de 2015, de 4 a 7 de setembro, data tradicional do evento, naquele cenário.
Datas falsas
Sem querer descer a detalhes, os motociclistas dizem que a cooperativa lhes cobrou mais de dez vezes mais do que ordinariamente pede pelo uso do Centro de Convenções, espaço governamental criado para incentivar o turismo de eventos em Natal. Pediram então uma reunião com o estafe da secretaria de Turismo, enviando também um minucioso memorial a Ruy Gaspar com o fito explícito de apenas serem recebidos pelo Secretário.
Ruy não respondeu, mas a chefe de Gabinete de sua pasta, Ana Paula Vieira, sim – e, mentindo, segundo dizem os motociclistas. Ela disse que “para o período solicitado estamos com dois eventos já agendados, sendo assim lamentamos não podermos atender a vossa solicitação (sic)”.  
Foram novamente, então, à cooperativa, checaram toda a agenda contratada do centro de convenções e constataram que os dois eventos aludidos pela chefe de gabinete da secretaria de Turismo estão programados para dezembro, e não setembro.
Robinson se omite
Cansando-se de bater cabeça com a repartição comandada por Néo Gaspar, os motociclistas resolveram tentar uma instância acima.
A 12 de março, protocolaram na Governadoria um ofício destinado a Robinson Faria, expondo o histórico e a evolução do evento e sua demanda pelo Centro de Convenções e mostrando o empenho da pasta do Turismo em criar dificuldades para a realização da edição 2015. Mesmo tendo oportunidade de constatar que à secretaria comandada pela esposa interessa o sucesso do evento, principalmente pelo incentivo ao artesanato, Robinson nem sequer respondeu à Federação das Associações de Motociclistas.  
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário