sexta-feira, 12 de junho de 2015

“HUB” para São Gonçalo depende de estrangeiros

Ruyzito quer juntar controladores da Corporacion Argentina e da Latan... 
Grandes corporações econômicas e setoriais de quatro ou cinco nacionalidades deverão tomar a decisão de eleger o aeroporto internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, ou um de seus dois concorrentes, os de Fortaleza e de Recife, como “HUB” para a Latan, empresa continental resultante da associação da brasileira Tam com a chilena Lan, culminando um processo que chamou atenção anteontem com a compra do controle acionário da portuguesa Tap pela transportadora brasileira Azul.
Esta é a principal conclusão a que chegaram os participantes do seminário sobre turismo que a comissão temática da Câmara Federal promoveu na manhã desta sexta-feira, 12, hoje, no segundo plenário da Assembléia Legislativa, sobre as perspectivas da atividade no país e no Nordeste.
Quem definiu a questão foi o secretário estadual de Turismo, engenheiro Ruy Pereira Gaspar, o “Ruyzito”, ao intervir numa sucessão de pronunciamentos que teve como principal tema exatamente a disputa do HUB por Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Lembrando que a Azul, vinculada a um grande grupo norte-americano, centraliza em Recife suas atividades de conexão de vôos no Nordeste, ele sugeriu que esta preferência pode transformar a capital pernambucana em HUB para a tradicional empresa portuguesa.
....e Henrique Eduardo pode fazer isto em Foz do Iguaçu..
Enquanto isto, Fortaleza procuraria atrair para seu terminal, o Pinto Martins, uma concentração de pousos e decolagens de outra grande organização, cabendo a Natal consolidar logo a atração da Latam. Ruyzito foi o primeiro homem público do Rio Grande do Norte a sugerir que os conterrâneos interessados pela atração do HUB da Latam procurem criar a melhor sinergia possível entre os controladores desta e a Corporación América, que além do Aluizio Alves e do aeroporto de Brasília possui outros 51 equipamentos do gênero espalhados pelo mundo.
Uma idéia neste sentido é reunir os dois com o governo potiguar, que na próxima segunda-feira, depois de amanhã, deseja reunir vários líderes locais para montar uma estratégia visando atrair o centro de conexão de vôos.  
O ministro do Turismo, ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente regional do PMDB, anunciou que dentro de quinze dias irá a Foz do Iguaçu, principal posto avançado do Brasil na região conhecida como “Tríplice Fronteira”. Segundo Ruyzito, seria ótimo que nos próximos dias Henrique Eduardo procurasse atrair os controladores da Latam, que têm base em Santiago, no Chile, e da Corporación América, para conversarem sobre a possibilidade de se associarem no empreendimento.  
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:

(Em 150612).

Nenhum comentário:

Postar um comentário