quinta-feira, 9 de julho de 2015

América homenageará políticos que o ajudaram

Com agenda pronta para a próxima terça-feira, o clube elencou um time de homenageados que vai do legendário ex-governador Juivenal Lamartine, um dos principais políticos que o ajudaram a crescer, ao saudoso funcionário Severino, que cuidou da portaria da sua sede durante décadas. Os convites, que já circulam, apontam vários eventos dos quais o americano poderá participar, inclusive sessão especial da Assembléia Legislativa.
-----------------
Jussier diante da casa onde o América foi fundado: grande agenda
para as comemorações de terça-feira pelo centenário.
ROBERTO GUEDES
-------------
Um dos maiores destaques da agenda das comemorações que o América Futebol Clube promoverá na próxima terça-feira, 14, pelo transcurso do centenário de sua fundação, será uma homenagem a três políticos norte-rio-grandenses que muito o ajudaram de fora para dentro, desde seu nascimento.
Trata-se dos ex-governadores Juvenal Lamartine, “in memória”, e Lavoisier Maia Sobrinho e do ministro do Turismo, ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves, a serem reverenciados ao lado de americanos que muito contribuíram para o aumento do patrimônio da instituição, a começar pelo legendário desembargador José Gomes da Costa, doador do terreno de um quarteirão que durante mais de cinquenta anos abrigou em Tirol a sede do sodalício, juntamente com seu campo de futebol e em seguida parque aquático e outras dependências.
Deste grupo fazem parte ainda os ex-presidentes José Rodrigues, Humberto Nesi, Rui Barreto, Jussier Santos e José Rocha, atual presidente do Conselho Deliberativo do clube. Por fim, ainda neste dia, o América deflagrará uma onda de homenagem a cem americanos de diversas origens, profissões e “status” social, já falecidos, que nessa trajetória representaram o clube.
Neste bloco as homenagens irão do famoso porteiro Severino a ex-presidentes, passando por diversos atletas e pelo médico Maeterlink Rego. Noutra ocasião, o preito de gratidão contemplará cem atletas que honraram com sua conduta as cores do América, assim como intelectuais que o ajudaram, como alguns torcedores vinculados ao Instituto Histórico e Geográfico que vêm reunindo o acervo do que será o “Memorial do América”, a ser inaugurado brevemente.  
As informações foram transmitidas ao Blog de Roberto Guedes por Jussier Santos, enquanto cuidava de várias providências demandadas pelo centenário, a começar pelo encaminhamento e distribuição dos convites para a terça-feira. O encontro ocorreu durante visita que fez esta semana à casa da rua Vigário Bartolomeu que serviu de sede à fundação do clube, quando salientou que o centenário ocupará os torcedores durante toda a terça-feira, e encontro que havia mantido um pouco antes, na sede da Assembléia Legislativa, com deputados estaduais, inclusive o presidente do América, Hermano Morais (PMDB).
Como informou, o roteiro do centenário será iniciado às 7 horas, com alvorada na sede do clube, na avenida Rodrigues Alves, em Tirol, seguindo-se no mesmo local o café da manhã que tem sido servido nos últimos aniversários do sodalício. Às 9h30m, no principal plenário da Assembléia Legislativa, na Cidade Alta, terá início a sessão solene que o parlamento potiguar promoverá em homenagem ao clube, para em seguida o roteiro se voltar para a Vigário Bartolomeu.
Às 11 horas, no frontispício da casa de número 565 dessa rua, situada do lado do sol e quase na esquina com a rua Ulisses Caldas, o clube afixará solenemente uma placa registrando o centenário do momento histórico de sua fundação, quando o imóvel pertencia à família do desembargador Joaquim, Siqueira e acolheu a associação nascente por iniciativa de seus filhos Carlos e Oscar, de presença marcante em toda a trajetória da entidade. Há anos a casa dos Siqueira está dividida em dois imóveis distintos, um dos quais acolhe uma casa lotérica da Caixa Econômica Federal.
Os americanos voltarão a se reunir às 19 horas, na igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação, a antiga catedral metropolitana de Natal, compartilhando a missa de agradecimento e demonstração de fé que os une a todos. E às 20 horas, assistirão a “show” pirotécnico, e às 20h30m, no salão principal do Instituto Histórico e Geográfico, ao lado da antiga Catedral Metropolitana, na praça André de Albuquerque, à sessão comemorativa que o órgão promoverá em homenagem ao clube.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:
http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/       
(150709 às 22h38m).

==============================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário