segunda-feira, 13 de julho de 2015

Potiguares desviam o foco em relação ao HUB

Líderes, lugares-tenentes e coadjuvantes jogam para a platéia, gastando com publicidade voltada para persuadir os conterrâneos, e deixam de procurar atrair para a causa do “Aluizio Alves” o principal aliado na disputa pelo centro regional de conexões de longos vôos, a nova dona do aeroporto, a Corporacion America, dona de 53 outros terminais aeroviários, inclusive os aeroportos internacionais de Brasilia e de Buenos Aires.

----------
A mensagem de Garibaldi não se destina a quem
pode decidir a favor do Rio Grande do Norte.
ROBERTO GUEDES
----------
A cada novo dia os políticos potiguares desviam mais o foco em relação à luta que esta unidade federativa precisa travar com o objetivo de atrair para o aeroporto internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, o centro de conexões de longos vôos, ou HUB, linguagem do segmento, que a transportadora Latam, controladora da brasileira Tam, pretende implantar no Nordeste brasileiro.
Eles centram sua atenção na geração de propaganda direcionada aos demais potiguares, como se precisassem do aval destes para que o Rio Grande do Norte vencesse a disputa com os dois concorrentes, os aeroportos de Fortaleza e de Recife, capitais dos estados de Ceará e de Pernambuco, respectivamente.
Uma das piores demonstrações de que só jogam para a platéia eleitoral acaba de ser dada pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), ex-ministro da Previdência, ex-presidente de sua casa congressual e duas vezes ex-governador do Rio Grande do Norte, que, longe de ir procurar os interlocutores necessários, decidiu estes dias mostrar que se empenha apenas superficialmente pelo empreendimento. Passou a veicular nas mídias sociais um cartaz virtual dizendo que defende o Rio Grande do Norte como hospedeiro do HUB.
"Prestigiar"
Esta é a conduta a que o mal emprego das redes sociais levou os políticos norte-rio-grandenses a nos últimos tempos mais investirem na internet para dizerem que “prestigiaram” acontecimentos do que para fazer verdadeira prestação de contas de atitudes concretas em benefício do Estado, para o que vêm recebendo inestimável contribuição de blogueiros que em termos de serviço público enxergam aquém da pele dos respectivos narizes, profissionais que mais se transformam em repórteres de publicações voltadas para a exibição de celebridades, tipo a revista “Caras”, do que com o que importa para o rincão potiguar.
No caso, o que mais se evidencia a negativar a proatividade dos políticos que podem influenciar a decisão a ser tomada pela Latam é o fato de que não procuram transformar em parceiro decisivo do Estado nesta luta o ente privado que seria o mais interessado em que a escolha recaísse sobre o terminal aeroviário de São Gonçalo do Amarante, o dono do equipamento, a Corporacion América, sediada em Buenos Aires e uma das maiores controladoras de aeroportos em todo o mundo.
Pragmatismo empresarial
A escolha final pode recair sobre o Rio Grande do Norte inteiramente à revelia dos “esforços” que esses políticos projetam através da mídia como voltados para a vitória sobre os aeroportos Pinto Martins e dos Guararapes. Diferentemente de governos, a Latam decide pragmaticamente, em função de seus objetivos. Não é à toa que ela contratou consultorias estrangeiras para posicioná-la melhor diante do tabuleiro nordestino.
Ela pode até estar jogando os três estados um contra os outros dois, a fim de arrancar-lhes o que de melhor puder em função de seu projeto, e com certeza gostaria de contar, para viabilizá-lo melhor, com grupo privado que lhe ofereça retorno. No caso, ninguém se prestaria melhor a este plano do que a Corporacion America, que teoricamente pretende otimizar ao máximo o uso do Aluizio Alves, e não pelos belos olhos do povo potiguar, e sim pelo retorno que efetivamente interessa ao capitalist
A campanha do governo de Robinson Faria também
não se destina a quem tem poder de decisão sobre a escolha
do aeroporto que atuará como HUB nordestino. Não é "para
inglês ver" porque seu destinatário é a ilusão dos potiguares.
a.
Dona de 53 aeroportos espalhados pela América do Sul e fora desta, a Corporacion América se tornou há pouquíssimos meses dona de 100% do capital da empresa responsável pelo Aluizio Alves, assim como pelo aeroporto internacional de Brasília, que são os dois primeiros a serem privados nos tempos modernos pela União.
No entanto, continua a ser olimpicamente desconhecida tanto pelos líderes dos dois pólos em que as eleições de 2015 redesenharam o mapa político potiguar, o governador Robinson Faria, teoricamente o líder dos esforços locais pela atração do HUB, quanto pelo ministro do Turismo, o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves, o principal derrotado no pleito.
Factóides
Transformados, nos últimos anos, em verdadeiros especialistas em factóides, o segundo com alguma demonstração de busca real de eficácia, os dois não apenas se mostraram incapazes de somar esforços mutuamente quando estiverem em jogo interesses elevados do Rio Grande do Norte, como recalcitram no tocante a bater à porta do maior potencial aliado desta unidade federativa. Para piorar a situação, Henrique Eduardo e Robinson Faria se movem muito a ranço quando se trata de um saber da existência do outro.
Robinson, aliás, chegou a dois absurdos. Há poucas semanas ele foi a Buenos Aires, onde passou uma semana, e não se dignou a procurar ali os controladores e dirigentes da Corporacion América. Esta omissão sugere - se não o demonstra cabalmente – o quanto a questão lhe é desimportante. 
Em seguida, ao saber que agentes da Latam viriam a Natal para ouvir o Estado em defesa do Aluizio Alves, confiou a condução do processo e a elaboração do perfil do que o Rio Grande do Norte se dispõe a investir pelo HUB a um publicitário, e não aos técnicos de sua equipe e principalmente da pasta que mais se avulta nesta advocacia, a do Turismo, respeitada a incapacidade demonstrada pela pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, cujo titular está sendo defenestrado sob aplausos gerais. 
Por último, ao gerar um factóide em torno dessa suposta luta, levou a um descampado assemelhado a canteiro de obras entre Extremoz, São Gonçalo e Natal os prefeitos de apenas dois municípios situados na região metropolitana, com os quais está afinado politicamente, desconhecendo de forma ostensiva o de Natal, Carlos Eduardo Alves, seu amigo desde a mais tenra infância, apenas em face da ligação que este mantém com Henrique Eduardo, seu primo. 
Explicar fiascos
Para piorar, numa segunda-feira Henrique Eduardo se reúne com a direção da Tam, em São Paulo, ostentando o fato de não atrair para sua “entourage” o Governador, e na sexta-feira este faz o mesmo, conversando com os mesmos interlocutores a mostrar que não carece do Ministro do Turismo para atrair o HUB para a região metropolitana potiguar.
Ruy Gaspar prega no deserto governamental a
necessidade da parceria entre o governo potiguar e
a Corporacion América, dona do aeroporto Aluizio Alves.
Continuando assim, no fim, como muito se aprende a fazer aqui, poderão apenas ter que explicar insucesso. Isto já ocorreu quanto a uma refinaria de petróleo, ao sumiço do algodão dos campos potiguares e a diversos outros empreendimentos que interessavam ao Rio Grande do Norte, e não necessariamente a seus governantes. Em determinados instantes, estes trabalharam mesmo, concretamente, contra o sucesso de algumas iniciativas, a exemplo da implantação da fábrica de barrilha sempre considerada a redenção da indústria salineira local, cujo produto obtém preços inferiores à tarifa por seu transporte. 
Em tempo! conhecendo a máxima de ir a Maomé quando este não vai à montanha, a Corporacion America até tomou a iniciativa de vir a Natal, discursando em evento com cheiro de factóide sem desdobramentos, mas nem então alguém viu o governo ou a oposição potiguares se mexer para transformá-la em efetivo aliado, apesar de o secretário estadual de Turismo, engenheiro Ruy Gaspar, exercitando sua veia de empresário, sempre recomendar a Robinson que procure a empresa argentina, pois os interesses que ela nutre pelo Rio Grande do Norte podem virar trunfos para o aeroporto de São Gonçalo. 
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:
(150713 às 11h54m).

============================================================== 

3 comentários:

  1. http://www.publikador.com/politica/maracaja/2015/06/hug-bug-hug-bug/

    ResponderExcluir
  2. http://www.publikador.com/economia/maracaja/2015/06/hug-bug/

    ResponderExcluir
  3. http://www.publikador.com/economia/maracaja/2015/06/o-velho-truque-da-dominacao-simbolica/

    ResponderExcluir