sexta-feira, 24 de julho de 2015

...e Robinson não reativou o programa “Cidadão Nota 10”

Desde janeiro, dirigentes de instituições beneficentes que acreditaram na palavra do governador Robinson Faria, de que ressuscitaria o programa tão logo tomasse posse, coletam e processam cupons fiscais esperando que a qualquer momento suas casas voltem a receber contribuições financeiras do “Cidadão Nota 10”. O empreendimento também enseja ao consumidor transformar-se em fiscal do erário ao exigir os comprovantes de suas compras para a tributação estadual.

Em várias instituições, voluntários processam milhões de cupons fiscais... 
-------------------
Roberto Guedes
-------------------
Algo que ainda dá pena em quem convive com instituições benemerentes no Rio Grande do Norte é ver como muitos voluntários se dedicam a receber, separar e organizar milhares de notas e comprovantes fiscais fornecidos por empresas conterrâneas na esperança de que esses documentos atraiam algum recurso do programa governamental “Cidadão Nota 10”  para suas organizações.
Lamentavelmente, para eles, o que muito os animou neste sentido já assumiu ares de abandono, desanimando-os, devido a uma omissão que ninguém esperava vir a ser assumida este ano pelo governo potiguar.
....na esperança de que o "Cidadão Nota 10"  lhes proporcione os...
O que reavivou esses grupos no último trimestre do ano passado foi a eleição do governador Robinson Faria. Ele inventou o “Cidadão Nota 10” programa quando era deputado estadual e, como presidente da Assembléia Legislativa, arrostou todo o seu poder na sua implementação do programa, durante o governo Wilma de Faria, e magoou-se depois, já como vice-governador rompido com a então governadora Rosalba Ciarlini, ao vê-la engavetar o empreendimento, só devido à sua paternidade, sem levar em conta os benefícios que estava proporcionando a muitas pessoas carentes.
Palavra ao vento
O que mais entristece e desaponta esses voluntários é constatar que, seis meses depois de empossado, o mesmo Robinson Faria ainda não moveu uma palha com o objetivo de exumar o “Cidadão Nota 10”, embora garantisse que esta seria uma de suas primeiras medidas enquanto fazia campanha para chegar à governadoria.
Como dizem alguns líderes do terceiro setor em Natal, eles não deploram este engavetamento apenas porque prejudica suas instituições, sonegando-lhes dinheiro, mas porque o “Cidadão Nota 10” também estaria ajudando o erário a se robustecer ao concorrer para a imposição da realidade fiscal no Rio Grande do Norte.  
Alguns desses dirigentes se animaram de anteontem para esta sexta-feira, 24, hoje, ao constatar que Robinson finalmente ativou o "Ronda Cidadã", projeto de policiamento ostensivo que idealizou há muitos anos, ainda quando Deputado Estadual, e igualmente prometeu colocar em prática na campanha do ano passado.
Inspirado em iniciativas que marcaram época nos governos de Aluízio Alves, nos anos sessenta, com o sistema do “Seu Talão Vale um Milhão”, e de José Agripino Maia, nos anos oitenta, com o “Ganhe Já”, o “Cidadão Nota 10” é um empreendimento que transforma o cidadão, enquanto consumidor, em fiscal do governo com o objetivo de evitar a sonegação fiscal. Ele age simplesmente cobrando e recebendo as notas fiscais correspondentes a tudo o que comprar a empresas instaladas no Rio Grande do Norte.
Consumidor fiscaliza
Assim como os de Aluizio e de José Agripino, o projeto de Robinson partiu do princípio de que ao ser instado a fornecer o cupom fiscal o lojista deixa de sonegar o Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que pelas vias direta e mesmo indireta, através do bolo que vai formar com o Fundo de Participação dos Estados (FPE). Nos dois projetos anteriores, o cidadão ganhava com o direito de concorrer a prêmios que o Estado sorteava periodicamente.
Voluntários trabalham
...recursos que o governador prometeu durante a campanha eleitoral.
O diferencial imposto pelo “Cidadão Nota 10” está no fato de que, ao efetuar a mesma cobrança, o contribuinte também estará carreando recursos para instituições do terceiro setor cadastradas pelo programa. De fato, o terceiro setor potiguar viveu um ótimo período durante o último governo de Wilma de Faria e caiu em verdadeiro abismo de discrepância entre custos e receita no de Rosalba.
Quando se evidenciou a vitória de Robinson, e principalmente pela certeza que este anunciou em sua campanha eleitoral, os dirigentes das entidades simplesmente reagruparam as equipes que se encarregavam de coletar e processar notas fiscais na certeza de que já em janeiro deste ano o “Cidadão Nota 10” estaria redivivo.
Eles já acumulam toneladas e toneladas de comprovantes fiscais e gostariam de ouvir o Governador anunciar que finalmente o empreendimento está sendo exumado. Alguns dizem que já procuraram falar-lhe sobre o assunto mas não conseguiram chegar próximo a Robinson. Outros já trataram do assunto com deputados estaduais situacionistas que lhes prometerem interceder junto a Robinson, mas nas últimas semanas passaram a recear que estejam sendo vítimas de políticos que prometem o que não querem cumprir.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:
(1507024 às 11h41m).

============================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário