quinta-feira, 30 de abril de 2015

Caern transferiu projeto do terreno do restaurante

Caern confirma: restaurante está em terreno que ela queria usar. 
Mesmo reconhecendo que desviou do terreno do bairro de Cidade Jardim em que se ergue o restaurante Nau o projeto de instalação de equipamentos capazes de ampliar a oferta do líquido à zona sul de Natal, a diretoria da Companhia de Águas e Esgotos (Caern) resolveu nesta quinta-feira, 30, hoje, informar que não vendeu o imóvel aos donos da casa de pasto, diferentemente do que asseguram funcionários da estatal.
Motivada pela notícia encimada pelo título “Restaurante foi construído em terreno da Caern”, a assessoria de comunicação social da estatal enviou pela manhã correspondência ao “Blog de Roberto Guedes” assegurando que a desistência quanto ao terreno, que necessitaria ser desapropriado e não o foi, ainda segundo a versão da empresa, não prejudicou o projeto.
Eis, na íntegra, a mensagem do jornalista Paulo Freire, chefe da assessoria de comunicação social da Caern:
“Prezado Roberto, bom dia! Tudo bem?
Gostaria de esclarecer alguns pontos em relação à matéria publicada em seu blog, com o título “Restaurante foi construído em terreno da Caern”.
 “A Caern esclarece que não efetuou venda de terreno ao grupo Mangai, na área hoje pertencente ao restaurante Nau, uma vez que o terreno já era de propriedade do grupo.
De fato a Companhia, em um projeto prévio, chegou a verificar a possibilidade de uso do terreno. O processo de desapropriação da área chegou a ser iniciado. Mas, após análise detalhada, a Caern observou que possuía um terreno na região, com um poço desativado, que atendia aos requisitos técnicos das obras. Não havendo, portanto, a necessidade de desapropriação. Assim, o projeto do esgotamento foi readequado, transferindo a Estação Elevatória de Esgoto para a antiga área do poço, este ajuste foi inclusive com um menor custo para a Companhia.
Como o terreno nunca foi de propriedade da Caern não haverá nenhuma ação jurídica. É válido destacar que as obras de saneamento estão acontecendo normalmente e que deixarão Natal com uma cobertura de aproximadamente 100%”.
Fico à disposição.
Atenciosamente,
Paulo Freire
Assessor de Comunicação”.  
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:

Wilma conclui consultas médicas em SP

Alargamento de esôfago não traz ameaça para Wilma.
A vice-prefeita de Natal, professora Wilma de Faria, presidente regional do PSB e duas vezes ex-governadora do Rio Grande do Norte, deverá retornar na noite desta quinta-feira, 30, hoje, à capital potiguar, depois de se submeter a consultas médicas em hospital de São Paulo. Ela desembarcou na capital paulista anteontem, na companhia de uma de suas filhas, a economiária Ana Cristina, ex-presidente do Movimento Integrado de Orientação Social (Meios), instituição que estertora há alguns anos desde que sua extinção foi determinada pela justiça.
Caso não conseguisse lugar em equipamento para esta noite, ela estava preparada para desembarcar no aeroporto Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na manhã de amanhã, para cumprir vários compromissos motivados pelo feriado do “Dia do Trabalhador”.
Segundo familiares de Wilma, o diagnóstico a que chegaram os médicos paulistas foram altamente tranqüilizadores, pois há meses ela vinha sentindo problemas na garganta ou na área em torno desta, sem que chegassem a uma definição sobre o que a afligia. Antes de viajar anteontem, ela se submeteu a vários exames em Natal e em Recife.
Estes e alguns exames que enfrentou em São Paulo indicaram que, longe de tumor, e muito menos maligno, o que afeta sua saúde é um alargamento excepcional do esôfago, que  não tende a impedir que discurse muito ou ameaçasse trazer-lhe mais problemas corporais. Segundo consta na família, ela pode extinguir o problema com terapia medicamentosa, sem necessidade de se submeter a cirurgia.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/

Jornal circula pela última vez hoje

Marcos Aurélio: agora, só a versão digital.
Circula na tarde desta quinta-feira, 30, hoje, a última edição impressa do vespertino natalense “O Jornal de Hoje”, que circulava ininterruptamente há dezessete anos. Ao anunciar, quinze dias atrás, na primeira página do periódico, a decisão de só manter a versão virtual do veículo, seu criador e diretor, jornalista Marcos Aurélio de Sá,  informou que havia montado um esquema para ressarcir os assinantes com contratos que lhes garantiam o recebimento do jornal ao longo dos próximos meses.
Leitores que se haviam habituado a receber “O Jornal de Hoje” todos estes anos lastimaram nas redes sociais o desfecho, ainda que dizendo compreender as razões expostas por Marcos Aurélio, e especulando sobre se ele influenciará tanto as decisões da população natalense quanto o fez enquanto feito com papel.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/

Construtora não conclui obras da Segurança

Jáder conhece os atrasos da empreiteira.
Funcionários da secretaria estadual de Segurança se surpreenderam nesta quarta-feira, 29, ontem, ao saber a qual empreiteira o governador Robinson Faria e o secretário estadual de Infra-estrutura, engenheiro Jáder Torres, resolveram confiar a construção da cadeia pública projetada para o município de Ceará Mirim.
Segundo dizem, a firma escolhida, a MK Engenharia, nunca se afinou com os cronogramas de obras da sua pasta. O pior comprovante desta afirmação, dizem, é o abandono da reforma do prédio da rua Jundiaí em que desde 2012 deveria estar funcionando a secretaria de Segurança. Acham que antes de adjudicar a obra à empresa, Robinson e Jáder deveriam pelo menos consultar a secretaria de Segurança, delegada Kalina Leite, muito ligada ao chefe do executivo, a respeito do histórico de obras não concluídas no âmbito de sua pasta. 

A preocupação quanto à empreiteira veio se somar ao imbróglio político que o prefeito de Ceará Mirim, delegado Antonio Peixoto, colocou há poucos no colo de Robinson ao resolver anular o ato através do qual o governo municipal cedeu ao estadual o terreno destinado à cadeia.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/

Termina prazo para previdência complementar

Eduardo finalizou o texto do projeto, que...
Encerra-se nesta quinta-feira, 30, hoje, o prazo legal para que o governador Robinson Faria faça chegar à Assembléia Legislativa o projeto de lei criando o sistema de previdência complementar em benefício de todos os servidores do governo potiguar.
O “dead line” foi-lhe estabelecido por sua antecessora na governadoria, a médica Rosalba Ciarlini, e pelo parlamento potiguar, em dezembro último, quando editaram a lei que unificou os fundos financeiro e previdenciário do Instituto de Previdência do Estado (Ipern), facultando ao chefe do executivo sacar dele o que precisasse.
Dispositivo aprovado já no governo Robinson Faria, empossado a 1° de janeiro último, concedeu ao executivo dezoito anos para devolver ao fundo unificado o que lhe tenha retirado. Pelas contas de funcionários da secretaria de Planejamento e Finanças, o saque realizado esta semana para pagar a folha salarial de abril elevou para cerca de 750 milhões de reais o rombo imposto ao fundo desde dezembro, quando ele estava capitalizado em cerca de um bilhão de reais.
Engavetado
Robinson reiterou algumas vezes, no primeiro trimestre, ao ser questionado sobre o uso abusivo do fundo previdenciário para pagar os salários dos servidores até este mês, que sua prioridade em relação ao tema seria exatamente obter do legislativo a aprovação para o projeto da previdência complementar.
Até meados desta tarde, o texto não havia sido protocolado no Palácio José Augusto, sede da Assembléia. No centro administrativo, em Lagoa Nova, ninguém da secretaria estadual de Administração sabia informar se o governo cumpriria o prazo, se fingiria não conhecê-lo ou, em seu lugar, enviaria à Assembléia Legislativa proposta no sentido de ganhar tempo a respeito. Idêntico alheamento se fez notar na sede do Ipern, onde teria início o processo legislativo.
Uma fonte da governadoria, porém, estranhou que o projeto não já tivesse chegado ao legislativo, porque estaria pronto para este encaminhamento há várias semanas e provavelmente quase dois meses. A última informação que lhe constava então é a de que o texto havia sido elaborado na Consultoria Geral do Estado, com base em subsídios recebidos de Brasília, do Ipern e de diferentes secretarias de Estado. O texto final teria sido elaborado pessoalmente pelo consultor geral, advogado Eduardo Nobre.
Este roteiro legislativo sugere que o projeto está há muito tempo com a chefe da Casa Civil, a também advogada Tatiana Mendes Cunha, e que o engavetamento decorreria de decisão desta ou de Robinson.  
...Tatiana deveria ter enviado até hoje à Assembléia.
Enquanto isto, no legislativo, ninguém sabia dizer hoje o que o executivo faria hoje quanto à previdência complementar.
Assembléia na frente
Funcionários do legislativo até se surpreenderam por um a coincidência que saltou à sua vista com a lembrança deste fim de prazo: enquanto Robinson silencia a respeito, o presidente do parlamento, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB) age em relação ao futuro dos funcionários da casa. Há poucos dias ele constituiu uma comissão informal para elaborar o pro
jeto de criação da previdência complementar da Assembléia, e pode ser que este seja submetido ao plenário antes da iniciativa que compete a Robinson.
Embora conste em lei positivada, servidores da Governadoria que conversaram com o blog sobre o projeto da previdência complementar mediante o compromisso do anonimato observaram uma incongruência na situação que Rosalba impôs a Robinson. Eles acham que um governante em fim de mandato deva, à luz da ética, impor novas obrigações a seu sucessor.
Esta observação, aliás, remete a uma pergunta sobre se Rosalba e a Assembléia Legislativa, presidida então pelo deputado Ricardo Motta (Pros), laboraram à revelia de Robinson. Na época, recorde-se, a administração estadual convivia com uma equipe de transição entre os governos que saia e que entraria em janeiro, o que lhe exigia transparência absoluta sobre seus atos, pelo menos ante o olhar desse colegiado. Ademais, Rosalba havia ajudado Robinson a se eleger e tinha interesse em passar-lhe a melhor administração possível.    
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/ 

Severino Celestino falará no RN

Severino mostrará aos potiguares...
Admirado e respeitado como um dos maiores cientistas sociais mobilizados por pesquisas sobre a passagem de Jesus de Nazaré pela terra, há dois mil anos, o professor Severino Celestino da Silva voltará em junho próximo a proferir palestra no Rio Grande do Norte, onde tem um número enorme de admiradores, notadamente entre os adeptos da doutrina espírita.
Catedrático de Ciência das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele falará sobre as histórias do Cristianismo nascente no seminário espírita “Revivendo a mensagem primitiva do Cristianismo”, no sábado 27, a partir das 14 horas, e no domingo 28 a partir das 9, no salão cultural do Recanto Espírita Vida e Verdade (Reviver), em São Gonçalo do Amarante.
Ex-seminarista, Severino é pesquisador do hebraico e das religiões, principalmente o judaísmo, base de todas as religiões cristãs. Sempre estudou a essência e conteúdo divinos da Bíblia em sua língua original, o hebraico. É um dos pesquisadores a quem as grandes redes nacionais de televisão mais recorrem quando têm que lidar com aspectos controversos da chamada “História Sagrada”.
Sermão do Monte
Ao longo de mais de dez anos Severino Celestino vem estudando as mensagens do Cristianismo no seu nascedouro, em Israel, trazendo diretamente do Hebraico para o Português as mensagens cristalinas e indeléveis de Jesus, sem os turvamentos das diversas traduções.
Espírita há mais de vinte anos, estudou toda a obra da codificação da doutrina, escrita pelo educador francês Alan Kardec, e pesquisadores contemporâneos, relacionando o Espiritismo com a Bíblia, com respeito e conhecimento.
...a pregação e os milagres de Jesus.
Autor de “Analisando as Traduções Bíblicas”, recentemente ele lançou outro livro, “O Sermão do Monte”, tão importante quanto o primeiro, no qual analisa a sublime e consoladora mensagem de Jesus.
Focado no famoso discurso proferido por Jesus aos ouvintes da Galiléia, da Judéia, de Jerusalém, de Decápolis e de além Jordão, o livro traz os mesmos aspectos de tradução direta dos textos hebraico e grego, que Severino conhece muito bem. Segundo expoentes natalenses da divulgação do Espiritismo, seus livros ligam o leitor diretamente ao pensamento de Jesus, propagando o ideal do Bem, que concilia com o Cristo. Os direitos autorais dessas obras são revertidos para as obras assistenciais do Núcleo Espírita Bom Samaritano, em João Pessoa, Paraíba, cidade onde vive o escritor.
Severino Celestino é ainda o apresentador dos programas “Abrindo a Bíblia”, da Rede Boa Nova de Rádio, e “Abrindo a Biblia”, na TV Mundo Maior.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/

Ex- e atual secretários se surpreendem com investigação

Kalina: auxiliar a escolher chefe da engenharia.
O general Eliéser Girão Monteiro Filho e a delegada Kalina Leite, respectivamente ex- e atual secretário estadual de Segurança, se surpreenderam esta semana ao tomar conhecimento, através deste blog, da informação de que o coronel Laurêncio Menezes de Aquino, até recentemente coordenador de Planejamento Institucional e diretor do Fundo Especial de Polícia (Funsep), e outros companheiros de farda figuram como suspeitos de criarem dificuldades para vender facilidades no corpo de bombeiros, sua repartição de origem.
Chefe imediato de Laurêncio e responsável, pessoalmente, por levá-lo do corpo de bombeiros para seu estafe, Girão se chocou com a notícia, que lhe apresentou um dado que jamais poderia desconhecer enquanto responsável pela pasta. Kalina, por sua vez, se surpreendeu porque tem que aconselhar o governador Robinson Faria sobre a quem entregar a chefia da área de engenharia do corpo de bombeiros, para a qual Laurêncio se apresenta, na corporação, como único oficial qualificado.
A informação também causou forte impacto no corpo de bombeiros e na polícia militar, cuja oficialidade Laurêncio integrou antes do desmembramento entre as duas corporações. Até mesmo na reserva a informação impactou. Um dos oficiais que mais se chocaram com ela foi o coronel Francisco Araújo, ex-comandante da Polícia.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/

Wilma e Wober disputarão comando do PSB-PPS

Ângela, Wilma, e Wober: amigos, amigos...
Enfrentando problemas de saúde em São Paulo, onde desembarcou ontem levando consigo uma bateria de resultados de exames médicos a que se submeteu recentemente em Natal e em Recife, a vice-prefeita Wilma de Faria não participou nesta quarta-feira, 29, hoje, em Brasília, da reunião em que o diretório nacional do seu PSB decidiu promover a fusão do partido com o PPS.
Sua ausência, enquanto o ex-deputado estadual Wober Júnior, presidente regional do PPS, levou observadores da política potiguar a concluir no início da noite que ele, e não ela, deverá assumir o comando da nova legenda no Rio Grande do Norte. Pesaria a seu favor o detalhe de ser muito ligado a um dos principais articuladores da fusão, o deputado federal Roberto Freire (SP), presidente nacional do PPS.
Apesar de continuar presidindo até agora o diretório potiguar do PSB, Wilma, por sua vez, estaria um tanto desprestigiada na sua legenda desde a súbita morte do ex-governador Eduardo Campos, de Pernambuco, o líder nacional que disputava a presidência da república quando faleceu em acidente aéreo em Santos, São Paulo.
Poucos dias atrás, quando não se falava sobre a junção dessas legendas, o que constava em Natal era que Wilma perderia a condição de presidente de partido para a ex-deputada federal Sandra Rosado, residente em Mossoró. Em diversos momentos da história de sua cohabitação no PSB, as duas se enfrentaram internamente. Nos preparativos de candidaturas para as eleições gerais de 2014, Sandra reagiu duramente a um projeto que poderia levar Wilma à Câmara Federal.
Palanques opostos
Quanto a Wober, a crônica política diz que ele e a esposa, Ângela, sempre foram muito amigos de Wilma e que, independentemente de estarem em palanques divergentes, ele sempre a ajudou como pode. Acontece, porém, que ambos tendem a se destacar novamente em palanques opostos.
Desde o início de 2014 Wober está alinhado com o governador Robinson Faria, que lançou a candidatura do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) à sucessão do prefeito Carlos Eduardo Alves, presidente regional do PDT, enquanto Wilma almeja renovar a candidatura de 2012 coadjuvando o burgomestre. Este, como se sabe, é o candidato a prefeito do ministro do Turismo, ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente regional do PMDB e desde este mês alçado novamente à condição de único político potiguar em condições de fazer frente a Robinson.  
Quarto maior
As especulações quanto ao comando regional cedem lugar, porém, ao impacto que a decisão de fundir as legendas causou no mundo político, em parte porque PPS e PSB se anteciparam na surdina à unificação que o Dem e o PTB vivem anunciando e ainda não concretizaram. Os líderes destes diziam que sua fusão criaria o quarto maior partido do país. Esta, porém, é exatamente a posição a ser preenchida pelo resultante da união de socialistas e ex-comunistas abrigados no PPS.
Somados, PSB e PPS passarão a ter três governadores, 45 deputados federais, 588 prefeitos, 92 deputados estaduais e 5.831 vereadores. Assim que fundidos, terão sete senadores, mas o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que com a entrada da senadora Marta Suplicy, de São Paulo, que acaba de se desfiliar do PT e da sua colega Lúcia Vânia (PSDB-GO), a bancada na câmara alta do país aumentará para nove.
A idéia dos dois partidos é que até junho as negociações estejam concluídas e o processo finalizado. Ainda está sendo discutido o nome e número resultantes da fusão. Carlos Siqueira quer que o nome passe a ser PSB40 e seja mantido o número dos socialistas. “É uma marca consagrada que teve 23 milhões de votos em 2014”, salienta. Segundo Roberto Freire, não há definição quanto a isto.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Blogueira “it” rouba a cena dos desfiles em Natal

Camila Coutinho (C), com estilistas: grande fã-clube em Natal.
Sem subir à passarela e muito menos desfilar, uma das mulheres que mais se destacaram na programação desta quarta-feira, 29, hoje, do “Fashion Days”, evento que celebra o aniversário do Natal Shopping Center, foi uma das blogueiras mais lidas, seguidas e badaladas do mundo da monda brasileiro.
Responsável pelo “Garotas Estúpidas”, a pernambucana Camila Coutinho praticamente “roubou a fita” da festa, como se diz na linguagem cinematográfica para ator coadjuvante ou menos do que isto que ao término das gravações é reconhecido como estrela na filmagem em função do talento demonstrado.
Verdadeiro séquito de admiradores, a maioria mulheres, a seguiu incansavelmente, rendendo-lhe homenagens, por onde ela andou ontem, nas alamedas e na praça da alimentação do centro comercial. Ela não se fazia de rogada, atendendo a todos os pedidos para abraços, trocar figurinhas sobre o mundo da moda, apontar caminhos para candidatas a modelo ou, principalmente, deixar-se fotografar por um sem-número de “selfies”.
Gláucia, com Camila: ela tem carisma e muito prestígio.
Em dado momento da tarde, ela confessou que tinha vindo a Natal principalmente para prestar homenagem a um fã, um jovem que há tempos lhe pedia para visitar a capital potiguar. Também com ele, é claro, foi muito fotografada, sempre em clima de muita “Ela é maravilhosa”, definiu-a a estilista Gláucia Rebouças, um das responsáveis pelas criações que impulsionam o sucesso da grife natalense Toli, enfatizando que o “Garotas Estúpidas” é um dos portais da moda mais lidos no Brasil.
“Além de ser muito lida, ela é principalmente muito influente, graças ao seu carisma e por abre espaço, dá acesso a todos que a procuram”, prossegue, dizendo que o conceito conquistado pela “it blogueira” lhe abre hoje todas as portas no mundo “fashion”, no Brasil e também em parte do roteiro Helena Rubstein, no qual pontificam as cidades de Londres, Nova York, Paris e Roma.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/

Restaurante foi construído em terreno da Caern

Caern quer reaver sua parte do terreno do restaurante.
Inaugurado há pouquíssimos meses e desde então crescentemente transformado numa das melhores referências da alta gastronomia potiguar, o restaurante Nau, especializado em frutos do mar e pertencente à mesma organização que controla a rede Mangai, dedicada à culinária regional nordestina, deverá em poucos dias enfrentar uma demanda administrativa e talvez judicial com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Segundo funcionários do nível de gerência da estatal, em boa parte o restaurante, cuja construção absorveu investimento de alguns milhões de reais, fora o que foi mobilizado na aquisição do seu terreno, foi erguido em área pertencente à Caern, que deseja reavê-la argumentando tratar-se de espaço indispensável à sua atividade principal.
Este é um dos grandes abacaxis que a gestão Rosalba Ciarlini, encerrada a 31 de dezembro último, legou ao governo Robinson Faria. Quem presidia a Caern na época em que teria surgido o problema era o engenheiro Yuri Tasso Rosado, na época muito elogiado por sua gestão. Ele se reportava formalmente, então, à esposa, engenheira Kátia Pinto, atual presidente da Agência Estadual Reguladora de Serviços (Arsep), na época secretária estadual de Infra-estrutura.
No âmbito da estatal pelejam técnicos e gerentes de pelo menos três áreas, de Planejamento, de Engenharia e de Gestão de Patrimônio, prevendo-se o ingresso em campo da jurídica.
Venda irregular
O problema foi descoberto há poucos meses, quando, em função de um grande projeto que o governador Robinson Faria resolveu executar através da Caern, a área de planejamento da empresa identificou seu terreno supostamente situação no quarteirão da avenida Vereador Odilon Gomes de Lima, em Cidade Jardim, para a realização de uma obra visando ampliar a oferta de água à zona sul de Natal.
Ao realizar a inspeção “in loco”, os técnicos descobriram que ali não existe nenhuma referência a um terreno da Caern e que este teria sido ocupado pelos donos do Nau. Recorreram à gerência de engenharia, levantando as informações que esta possuía, e à área administrativa da estatal, onde souberam que um terreno dela teria sido, sim, vendido aos donos do restaurante, numa transação, porém, que deveria ter deixado uma parte do imóvel para o plano de expansão do sistema de captação d’água da região metropolitana.
Daí consultaram a gerência responsável pelo patrimônio e chegaram à conclusão de que a venda foi irregular porque não respeito normas das quais a Caern não poderia fugir e, pior ainda, ensejou a ocupação, pela empresa privada, de área maior do que a que teria então adquirido. Segundo funcionários da Caern, a área jurídica da empresa deverá decidir na próxima semana a estratégia que adotará com o objetivo de reaver todo o imóvel original da estatal. Prevêem que os donos do Nau não ficarão de braços cruzados.     
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/

Promotores aprendem a combater corrupção

André Mauro (E): grande conquista.
De anteontem até amanhã vários promotores de justiça potiguares participam de um curso ensejado pelo Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.
Promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), da Procuradoria Geral de Justiça, o curso foi planejado para atender a até trezentos participantes.
O coordenador do CEAF,
promotor de justiça André Mauro Lacerda Azevedo, acredita que a capacitação será uma grande conquista para o “parquet” estadual. Vendo-o como um momento de troca de experiências e conhecimentos, ele enaltece o empenho da Procuradoria Geral. “O ministério público mostra mais uma vez competência em organizar um evento desse porte”.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/ 

Bento é candidato a Ministro do TST

Bento Herculano: a caminho da corte nacional.
Desembargador efetivo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) potiguar desde meados do ano passado, o professor Bento Herculano Duarte é candidato a ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), devendo em poucos dias inscrever-se em lista para a sucessão de integrante que se aposentou recentemente na corte nacional.
A informação circula informalmente na corte natalense, sem que se estabeleça claramente uma relação entre o nome do magistrado e o titular da vaga que almeja preencher.
Sabe-se que ele conta com apoiadores de peso em Brasília, a partir do ministro Emmanoel Pereira, único potiguar a integrar efetivamente o TST, onde a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro tem atuado muito como convocada em substituição eventual.
Professor de Direito do Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pela qual se bacharelou, e de Processo do Trabalho da Universidade Potiguar (Unp), Bento Herculano ingressou na magistratura do trabalho aos 23 anos, em setembro de 1990, após submeter-se a concurso público no TRT da 13ª. Região. Antes de passar a integrar o TRT, era juiz titular da oitava Vara do Trabalho de Natal. Na corte regional ele sucedeu à desembargadora Maria de Lourdes Alves Leite, que se aposentou em abril de 2014.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/

Aumento da aposta leva jogadores à casa lotérica

Casa lotérica: aposta da Mega-Sena subirá no fim de maio.
A circulação em Natal, desde o começo do dia, da informação de que o valor da aposta na Mega-Sena havia sido elevado pela Caixa Econômica Federal levou frequentadores de casas lotéricas a procurá-las a fim de se informar sobre se o reajuste afetaria a extração desta quarta-feira, 29.
Na verdade, como explicaram ao blog funcionárias de uma loja de loterias situada num shopping center desta capital, o reajuste foi apenas anunciado hoje, mas só entrará em vigor no fim de maio, aplicando-se a outros certames da Superintendência de Loterias da Caixa Econômica Federal. No Caso da Mega-Sena, o reajuste será praticado a partir do dia 29.
A aposta unitária, de seis dezenas, da Mega-Sena passará dos atuais 2,50 para 3,50 reais. Os preços das apostas combinadas, de sete a quinze números vão subir e custarão de 24,50 reais a 17.517,50 reais, conforme a portaria em que a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda reajustou os valores. Ela foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira.
Ela diz que a partir de 23 de maio o preço da aposta de quinze números da Lotofácil será de dois reais. Para apostas combinadas de dezesseis a dezoito números serão cobrados de 32 a 1.632 reais. Os valores das premiações fixas da Lotafácil também mudarão. As apostas vencedoras com onze, doze e treze números passarão a ser, respectivamente, quatro reais, oito reais e vinte reais.
A partir de 24 de maio, as apostas de cinco, seis e sete números da Quina passarão a ser, respectivamente, de 1,5 real, 7,5 reais e vinte reais. O jogo simples, de seis números, na Dupla-Sena, será reajustado para dois reais, enquanto os de seis números, enquanto os de sete a quinze dezenas custarão de catorze reais a 10.010,00 reais.
Quanto à loteria esportiva Loteca, a partir de 18 de maio, a aposta simples custará um reais e, em consequência, os preços das apostas múltiplas, envolvendo prognósticos duplos ou triplos, passarão a custar de dois a 729 reais.
Na mesma data, a aposta mínima na loteria esportiva Lotogol, com cinco placares finais de partidas de futebol, custará um real. O apostador pagará dois para concorrer com duas apostas iguais ou quatro reais para concorrer com quatro apostas iguais, válidas para o mesmo concurso.
Ficam mantidos os preços da Lotomania e da Timemania, de 1,5 reais no primeiro caso, para aposta única, de cinquenta números, e de dois reais no segundo, a aposta única da de dez números e indicação de um time do coração. A Caixa Econômica Federal deverá divulgar os novos preços e os números dos concursos que serão cobrados dos apostadores com, no mínimo, dez dias de antecedência das datas estabelecidas.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:

terça-feira, 28 de abril de 2015

André Siqueira falará hoje em Natal

André Henrique: novamente em Natal.
O doutrinador André Henrique Siqueira, que se destaca entre os principais divulgadores jovens do espiritismo no cenário brasileiro, proferirá palestra na noite desta terça-feira, 28, hoje, no Grupo Espírita Garimpeiros da Luz, em Morro Branco, Natal.
Considerado um dos melhores na abordagem do tema mediunidade e evolução, assim como sobre a contribuições do Espiritismo para a Era do Conhecimento, ele falará logo mais, a partir das 20 horas, sobre o centro espírita e a missão dos espíritas, consoante a agenda temática mensal do “Garimpeiros da Luz”, instituição presidida pela professora Maria Irandy Costa, aposentada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Filho do professor Fidja Siqueira, há anos André Henrique mora em Brasília. Bacharel em Ciência da Computação pela UFRN e doutor e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), tem sido muito requisitado em todo o país desde que se projetou como pesquisador no campo da informação sob os aspectos filosófico e técnico com vista ao equacionamento do papel da informação na construção das realidades cognitivas e sociais.
Natural de Natal, ele trabalha no Banco Central do Brasil e atua como professor em disciplinas de engenharia de software, arquitetura da informação e modelagem de sistemas.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:

Tribunal desfaz acordo feito por advogado

Ribamar: acordo contrariou orientação da cliente.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte acaba de adotar uma decisão histórica, anulando um acordo que um dos mais conhecidos advogados natalenses celebrou com a parte contrária em completo desacordo com a orientação recebida de seu cliente e em prejuízo deste.
Focalizando procedimento de má fé e salientando que a empresária Maria Daisy Couto Atlan havia manifestado inequivocamente sua rejeição a acordo com os arrendatários de uma salina pertencente a ela e a irmãos, a terceira câmara do tribunal acolheu parecer do relator, desembargador João Rebouças, pela total anulação do entendimento. 
O advogado questionado é o professor José de Ribamar de Aguiar, como se observa no sumário da Apelação Cível n° 2014.020773-1 e no parecer acolhido à unanimidade pelos demais integrantes do colegiado. Adotada no último dia 7, a decisão já consta do “Diário Oficial da Justiça on line”.
Informei a respeito deste processo e da possibilidade de ser concluído com a anulação do acordo na edição do último dia 8 da coluna que veiculo toda quarta-feira no matutino impresso “Novo Jornal”, ainda sem precisar o nome do causídico que estava sendo questionado. Na ocasião, havia grande expectativa na sede do Tribunal de Justiça face ao voto com que o desembargador Amílcar Maia deveria desempatar a questão.
Registrei, então, que a ação era “sui generis”:
“Um membro da família Couto, dona de salina em Areia Branca, pede a dissolução de um acordo que seu advogado celebrou, à sua revelia, com os arrendatários do estabelecimento, embolsando logo seus honorários. Sua vitória deixaria em péssima situação um dos mais conhecidos advogados de Natal, que já confessou a irregularidade do acordo. Segundo um magistrado, este seria o primeiro caso da história potiguar em que um causídico lesionou o cliente e a outra parte”.
No autos, Daisy Couto, irmã de dona Darly, falecida esposa do também saudoso médico Jarbas Bezerra, ex-secretário estadual de Educação, figura como apelada, ao lado de Ribamar, cabendo a iniciativa da apelação à União Refinaria Nacional de Sal Ltda. Esta pedia o cumprimento do acordo celebrado com o advogado de Daisy, e a decisão a que chegaram os desembargadores foi motivada pela defesa com que esta provou que não celebrou nenhum entendimento com a parte e principalmente, instada a respeito, deixara claro a Ribamar que não queria acordo.
Mesmo assim o advogado celebrou o entendimento, com os arrendatários da salina, embolsando logo seus honorários.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/

Governo volta a sacar do Fundo Previdenciário

Robinson: perto de setecentos milhões de reais.
É graças a novo saque, o quinto consecutivo, ao fundão decorrente dos fundos financeiro e previdenciário do Instituto de Previdência do Estado (Ipern), que a administração potiguar se prepara para depositar o salário de abril desta terça-feira, 28, hoje, para amanhã, nas contas dos servidores. Estes poderão dispor do dinheiro a partir de amanhã, caso dos inativos, e depois.
A confirmação do saque foi dada ao blog por funcionários da secretaria estadual de Planejamento e Finanças, responsável pela administração dos recursos do governo e repasses de vencimentos a servidores, calculando que esta operação eleva para perto de setecentos milhões de reais o total que os governadores Rosalba Ciarlini, em dezembro, e Robinson Faria, a partir de janeiro, arrancarão ao fundão do Ipern.
Na sede da secretaria, a propósito, fermentava-se hoje uma queixa de servidores aposentados do Instituto Estadual de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema), porque seu pagamento seria feito somente depois de amanhã. Eles imaginavam que também os inativos da administração indireta receberiam no primeiro dia de pagamento, consoante ordem de Robinson, mas o Estado deixou o seu para a quinta-feira. Segundo servidores ainda na ativa, o calendário de pagamento aos inativos do Idema não segue as datas estabelecidas pelo Governador porque estas foram determinadas para o funcionalismo da administração direta.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/

Amigos e parentes homenagearão David Rosado hoje

David: missa de sétimo dia será hoje.
Conforme antecipado na semana passada, é nesta terça-feira que amigos e parentes do cirurgião David Rosado se reunirão em homenagem póstuma, compartilhando a missa de sétimo dia em sufrágio de sua alma. Ela será celebrada a partir das 19 horas, na igreja do Bom Jesus das Dores, na praça José da Penha, Ribeira, pelo vigário local, cônego José Mário Medeiros.
A morte de David impressionou vivamente seus muitos amigos natalenses, que não o sabiam tão mobilizado pela depressão que motivou seu último ato. Cirurgião cardíaco, ele era muito respeitado como profissional e, principalmente, muito querido.
“A principal característica desse primo querido sempre foi a pureza. Que os espíritos de luz possam ampará-lo no plano espiritual e que você possa brilhar aí como brilhou aqui, iluminando com muito carinho a vida de quem te conheceu”, escreveu a seu respeito, em rede social, o vereador Lahyre Rosado Neto, seu primo, desejando-lhe o melhor em face de seu trágico passamento: “Descanse em paz, David”.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/

segunda-feira, 27 de abril de 2015

PF vê ligação entre Robinson e sonegador de Mossoró

Robinson, Silveira Júnior e assessores deixam o prédio...
Policiais federais mobilizados pela “Operação Salt”, que na semana passada levou à prisão de vários empresários e profissionais liberais em Mossoró e Areia Branca, sob a acusação ou no mínimo suspeita de integrarem uma quadrilha especializada, entre outros, no crime de sonegação tributária, que teria desviado mais de meio bilhão de reais da secretaria da Receita Federal, acreditam estar próximos de estabelecer nova conexão política do chefe da gang, o empresário Edvaldo Fagundes de Albuquerque. Os comprometidos desta feita seriam o governador Robinson Faria e o prefeito Francisco José da Silveira Júnior, de Mossoró.
O ministério público federal e os policiais dispõem de documentação e evidências de que o Governador e o Prefeito de Mossoró mantiveram em 2014 estreitas ligações com Fagundes, embora soubessem que esta aproximação poderia comprometê-los face a um precedente drástico de 2012.
No apartamento
Segundo consta na corporação federal, os policiais têm fotos que documentam ao menos uma visita em que Robinson e Silveira Júnior trataram, no apartamento natalense de Fagundes, de uma ajuda financeira deste para a campanha que levou o primeiro ao Palácio Potengi.
Não é certo ainda se as fotos foram encomendadas por Edvaldo, que na época se mostrava ressabiado com políticos. Quando a polícia federal começou a admoestá-lo, ele procuro
...onde mora  em Natal o sonegador Fagundes.
u contar com o apoio da então governadora Rosalba Ciarlini, a quem havia tentado beneficiar quando esbanjou dinheiro de diversas formas, inclusive usando seu helicóptero para divulgar o nome de Cláudia Regina, como candidata da chefe do executivo estadual, na campanha de 2012.
Ressentimento
Receando ser atingida pelas investigações voltadas para Edvaldo, Rosalba procurou manter distância do empresário. Esta conduta não a desviou da mira dos federais, cujas acusações de envolvimento em ilicitudes naquela campanha podem custar a Rosalba a inelegibilidade quando ela mais precisa conquistar mandato eletivo, e terminou gerando o ressentimento de Fagundes.
Na eleição suplementar de maio passado, ele terminou ajudando a Silveira Júnior por baixo do pano, a fim de não provocar-lhe a perda do mandato no tapetão do poder judiciário. 
Gangorra
Missões realizadas em 2013 e 2014 levaram os policiais a mostrar como Edvaldo viciou o processo da eleição da advogada Cláudia Regina Leite de Azevedo como prefeita de Mossoró em 2012, subsidiando a decisão com que o juiz Herval Sampaio anulou o pleito, cassando o mandato da burgomestra e convocando nova votação, na qual Silveira Júnior, então presidente da câmara municipal, conquistou a chefia do executivo.
Segundo fontes bem postadas junto à polícia, ministério público e justiça federais, há provas de que, a exemplo do grupo responsável pela candidatura de Cláudia Regina em 2012, liderado pela então Governadora, no ano passado Robinson e Silveira Júnior mantiveram contatos comprometedores com Edvaldo Fagundes.
Quebrar sigilos
Ainda não é possível precisar qual foi a ajuda que o sonegador deu às candidaturas de Robinson e, antes, de Francisco José Júnior, o que tende a ser aferido através da quebra de sigilos bancário, telefônico e cibernético dos três. Quando se elegeu, em 4 de maio último, ao receber 88,32% dos votos válidos, disputando a prefeitura com a então deputada estadual Larissa Rosado (PSB), Silveira Júnior se havia transformado na aposta de Fagundes em termos de Mossoró.
Mesmo sem mandato, pois não se reelegeu em outubro último, Larissa, a propósito, figura hoje em pesquisas pré-eleitorais vinculadas ao pleito de 2016 como o mais forte postulante ao palácio da Resistência, sede do governo mossoroense. Ela sobe numa gangorra em que Silveira Júnior aparece como um dos mais mal avaliados prefeitos da história de seu município. Segundo o instituto Consult, Silveira Júnior é o campeão de desaprovação entre os alcaides potiguares, com 77,9% de reprovação por seus conterrâneos.
Recomendação de Rosalba
Quanto ao financiamento de Robinson, os policiais sabem que a visita ao apartamento de Edvaldo Fagundes ocorreu exatamente na época em que o atual Governador mais precisava de recursos para manter sua candidatura à tona. Constava então que ele recebia recursos de agiotas, e que o encaminhamento para o sonegador teria sido recomendado pela Governadora, que já havia voltado às boas com o sonegador. Rosalba teria apontado Edvaldo Fagundes a Robinson logo depois de se reconciliar com este, com quem estivera rompido desde o décimo mês de seu mandato, em 2013, quando o exonerou da secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Os federais não são os únicos conhecedores deste liame obscuro da candidatura de Robinson.
Conhecedores das relações entre seu chefe e Fagundes, há tempos alguns colaboradores partidários do Governador receiam que as investigações federais o alcancem, ampliando o leque de acusações ao empresário, que pode ter extrapolado o campo da sonegação para comprometer a lisura do processo que elegeu o Governador.
Com “operadores”
Eles sabem que as fotos levadas ao conhecimento da polícia federal documentam suficientemente pelo menos uma visita que Robinson e Silveira Júnior, acompanhados por dois assessores políticos do primeiro, fizeram ao apartamento de Fagundes, no edifício “Dorian Gray”, na esquina da avenida Rui Barbosa com rua Antonio Basílio, em Morro Branco.
Com Robinson e Silveira Júnior aparecem nos flagrantes dois dos mais ativos auxiliadores do primeiro na área de captação de recursos para sua campanha, os comerciários Diego Dantas e Pedro Dantas, mais conhecidos no mundo político como “operadores” do atual Governador.
Uma das versões para a gênese da produção das fotos sugere que, ressabiado, Edvaldo montou o esquema para documentar as conversas com Robinson e o prefeito de Mossoró a fim de cobrar-lhes reciprocidade se e quando eles lhe virassem as costas, seguindo o exemplo de Rosalba.
Esbanjando poder
Os policiais não se surpreenderiam com este cuidado, pois Fagundes teria mudado alguns modos desde que entrou na alça de mira de investigações federais. Antigamente, ele era um novo rico que gostava de se jactar nas mesas de bares de Mossoró pelo muito com que molhava as mãos de autoridades, inclusive, ou talvez principalmente, do poder judiciário. Orgulhava-se de haver bancado, sozinho, uma das maiores festas já realizadas em Natal, o aniversário da filha de um desembargador. Chegou a rir na cara de adversários de Rosalba, dizendo-lhe que lhes havia imposto uma derrota em tribunal sediado em Natal porque disponibilizou muito mais dinheiro do que eles. E gostava muito de exibir a intimidade de que desfrutava junto aos principais políticos potiguares, à frente a então governadora Rosalba.
Os quatro vistos mais de perto.
Depois de migrar das páginas da crônica social de Mossoró para as policiais, e principalmente de se ver abandonado pela governadora e, ainda mais importante, pelo marido desta, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, Fagundes teria passado a só conversar com políticos em campos considerados seus, a começar por sua casa natalense. Por isto haveria providenciado as fotos que comprometem Robinson e Silveira Júnior.
Abrindo o bico
O fato de Edvaldo e seu filho Rodolfo Leonardo Soares Fagundes de Albuquerque terem se apresentado à sede mossoroense da polícia federal na última segunda-feira, 20, saindo da condição de fugitivos em que estavam catalogados desde a sexta-feira 17, é o que mais preocupa os colaboradores de Robinson. É possível que, instalado desde então na Cadeia Pública Manoel Onofre de Sousa, ele já tenha prestado depoimentos capazes de comprometer muitos políticos aos quais ajudou financeiramente nos últimos anos. Consta que a esposa, Zulaide, outros filhos e um genro de Edvaldo o estariam pressionando para que falasse, contando tudo e delatando todos os parceiros, a fim de reduzir as penas que espreitam a família, que não são nada leves.
Segundo os procuradores da República Aécio Tarouco e Emanuel Ferreira, responsáveis pela ofensiva que levou Edvaldo à prisão, a quadrilha deste “se utiliza do artifício de criar empresas que só existem no papel, inclusive constituídas a partir da utilização de ‘laranja’, para garantir o livre ingresso de receitas nos caixas do grupo, assim como o branqueamento de bens, mediante complexo esquema de blindagem patrimonial contra as ações da Receita Federal do Brasil”.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/

Consumidor se queixa mais de Banco do Brasil, Claro e Cosern

Banco do Brasil foi alco de 613 ações judiciais,... 
A Companhia Energética (Cosern), o Banco do Brasil e a telefônica Claro lideram a mais recente lista das vinte empresas mais demandadas pelos consumidores residentes em Natal, elaborada pela Coordenação dos Juizados Especiais, sendo que as duas primeiras registram mais de seiscentas ações cada, no período de um ano.
Pelo maior número de ações ajuizadas contra elas, estas são as campeãs potiguares que mais desagradam aos consumidores natalenses:
    Empresa - Reclamações
    COSERN - 631
    BANCO DO BRASIL - 613
...enquanto a Cosern recebeu 631 reclamações e....
    CLARO - 488
    TELEMAR - 473
    TNL PC S S/A (OI) - 424
    TIM CELULAR - 379
    BANCO ITAUCARD - 347
    BANCO SANTANDER - 329
    BANCO BRADESCARD - 302
    BV FINANCEIRA - 288
    NET - 283
    SKY - 238
    BANCO BONSUCESSO - 235
    TAP - 218
    SAMSUNG - 217
    VIA VAREJO - 217
    AYMORÉ (FINANCEIRA) - 207
    BANCO BRADESCO - 201
    TAM – 190 e
...a Claro foi atingida por outras 488 demandas em um ano.
    ASL (PLANO DE SAÚDE) – 186.
Até abril
Elaborada pelos treze juizados cíveis da comarca de Natal no período de abril de 2014 até este mês, a lista chocou até o juiz Paulo Maia, coordenador dos Juizados Especiais.
“Não se pode e não se deve admitir que empresas de grande porte e elevados recursos econômicos continuem a dar causa ao entupimento do Poder Judiciário com problemas de relacionamento com o usuário acerca de seus produtos e serviços, transferindo o ônus de gerir os seus pequenos conflitos ao Poder Judiciário, detentor de escassos recursos”, disse o magistrado, anunciando uma primeira providência em decorrência do levantamento.
A Coordenação dos Juizados irá buscar o entendimento com as empresas demandadas para estimular a conciliação pré-processual e evitar que novas causas cheguem à justiça. Esta busca, explica, cumprirá o que dispõe a Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2015, a qual visa aumentar os casos solucionados por conciliação.
Outra meta estabelecida pelo Conselho foi dar prioridade ao julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, destaque da Meta 7 do CNJ.
Sobre a importância do levantamento, aferido entre os processos que tramitam no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), o magistrado destaca que o Judiciário trabalha na busca constante pela conciliação e pela redução da litigiosidade e da judicialização de conflitos simples, “que deveriam ser resolvidos pelas próprias empresas demandadas, por meio de seus serviços de atendimento ao consumidor”.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/