sexta-feira, 17 de abril de 2015

Vai e vem do pai mostra desprestígio de Prefeito

Acossado nas últimas semanas por forte reprovação popular à sua atuação, constatada inclusive pela mais recente pesquisa promovida em Mossoró pelo instituto Consult, de Natal, o prefeito Francisco José da Silveira Júnior enfrenta também dificuldades no seu relacionamento com o governador Robinson Faria, para cuja eleição atuou decisivamente como recém-eleito, em 2014, para completar o mandato confiscado pela justiça à prefeita constitucional Cláudia Regina Freire.
O mais novo indicativo de seu desprestígio junto à Governadoria é o vai e vem que Robinson Faria impôs ao pai do alcaide mossoroense, o enfermeiro e ex-deputado Francisco José da Silveira, mais conhecido em Natal como “Irmãozinho”. Embora tivesse emplacado alguns amigos no secretariado estadual, o prefeito “Silveirinha” não conseguiu ali um espaço para o pai. Depois de muita cobrança ao chefe do executivo estadual, Silveirinha conseguiu que Robinson obtivesse para Francisco José um cargo de secretário da Assembléia Legislativa, o da área da saúde.
Poucos dias depois de sua nomeação, porém, o próprio Robinson passou a pedir ao presidente da Assembléia, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB), que indiretamente ajudou a conquistar o cargo, que desfizesse o ato e devolvesse a secretaria de Saúde da casa à sua antiga ocupante, a odontóloga Ederlinda Dias, mossoroense como os Silveira porém transformada em pessoa pública a partir de sua elogiada atuação como titular da pasta da Saúde da prefeitura de Macaíba durante os oito primeiros anos da gestão do novamente prefeito Fernando Cunha.
O zigue zague pilotado no episódio por Robinson Faria não apenas seguiu o modelo que o fez vaguear entre várias nomeações e desnomeações em sua equipe, desde a posse na Governadoria, a 1° de janeiro último. Decorreu, também, de falha na avaliação política dos primeiros atos, que tem conduzido aos desfazimentos.
No caso, Robinson desalojou da direção de Saúde da Assembléia Legislativa um de seus principais apoiadores em Macaíba, município que se destacou entre os que primeiramente respaldaram sua candidatura, ainda em 2013. Para reparar um erro, terminou provocando outro, a exposição de Francisco José, pai, a comentários desairosos, notadamente em Mossoró, onde chegou a ser mencionado como “Viúva Porcina”, personagem de novela que “foi sem nunca ter sido”.

"Cala boca" para o pai....
Logo em seguida, Robinson conseguiu, ainda na casa legislativa, um cala boca para Francisco José, mas os críticos mossoroenses do burgomestre riem da situação a que foi condenado. Conterrâneos dizem que para ele teria sido melhor nomear somente o pai, em vez de conseguir colocações para alguns amigos e não ter prestígio para colocar Francisco José numa posição de destaque capaz de, ainda por cima, render-lhe dividendos políticos em Mossoró. 
...sugere desprestígio precoie do prefeito Silveira Júnior....
....junto a Robinson Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário