sábado, 25 de abril de 2015

Famílias de Natal podem visitar veleiro hoje

O "Cisne Branco" na chegada ontem a Natal.
Uma ótima opção de lazer cultural que os chefes de família podem oferecer neste domingo a seus filhos é uma visita a uma das embarcações mais famosas e internacionais do Brasil, o veleiro “Cisne Branco”, que atracou neste sábado, 25, ontem, no porto local, na Ribeira.
Símbolo da armada nacional, o veleiro procede de sua base, no Rio de Janeiro, de onde saiu a 16 de março. Vem costeando o Nordeste e prosseguirá esta semana rumo ao norte, devendo deixar as águas territoriais brasileiras daqui a menos de um mês, iniciando então a parte internacional de sua viagem anual.
O circuito tem o objetivo de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições navais.
Pelo projeto do cruzeiro, ao todo serão visitados sete portos nacionais e nove portos estrangeiros: Itajaí, Santos, Salvador, Natal e Belém, no Brasil, e San Juan, em Porto Rico, país vinculado aos Estados Unidos da América, Norfolk (EUA), Ponta Delgada (Portugal), Belfast (Irlanda do Norte), Aalesund (Noruega), Kristiansand (Noruega), Aabolrg (Dinamarca), Bordeaux (França), Las Palmas (Espanha) e Recife e Vitória, no retorno ao Brasil.
Até terça-feira 
Em Natal ele poderá ser visitado de hoje a depois de amanhã, sempre entre 14 horas e 17 horas. Por medida de segurança, o Terceiro Distrito Naval recomenda que os pais evitem acompanhar-se por crianças de até cinco anos de idade e pessoas com dificuldades de locomoção.
Construído em Amsterdã, na Holanda, seguindo o conceito dos últimos “Clippers” do século XIX e sob a supervisão da Marinha do Brasil, que o incorporou a seu acervo no ano 2000, o veleiro tem o mesmo nome de uma embarcação histórica que desde o início do século XX vinha sendo utilizada como símbolo das forças navais deste país.
Foi construído com base na idéia de que tivesse todos os sistemas de tecnologia avançada, realizando, porém, todas as manobras de convés e vela exatamente como ocorria há dois séculos, para manter as mais antigas tradições da marinharia.
Com 76 metros de comprimento, 32 velas e 51 tripulantes, tem capacidade de embarcar até 31 tripulantes em treinamento. A concepção de construção e emprego de um navio de treinamento mudou consideravelmente nas últimas décadas, principalmente devido aos avanços de tecnologia e sofisticação nos navios de guerra.
Estas são as dimensões básicas do veleiro:
Comprimento Total: 76,0 m / 249 pés
Armação: Galera
Boca (largura): 10,5 m / 34,5 pés
Área Vélica (máxima): 2.195 m2
Calado: 4,8 m / 15,7 pés
Velas redondas: 15
Altura do Mastro Grande: 46,4 m / 152,2 pés
Velas latinas: 10
Deslocamento: 1.038 toneladas.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário