segunda-feira, 27 de abril de 2015

Consumidor se queixa mais de Banco do Brasil, Claro e Cosern

Banco do Brasil foi alco de 613 ações judiciais,... 
A Companhia Energética (Cosern), o Banco do Brasil e a telefônica Claro lideram a mais recente lista das vinte empresas mais demandadas pelos consumidores residentes em Natal, elaborada pela Coordenação dos Juizados Especiais, sendo que as duas primeiras registram mais de seiscentas ações cada, no período de um ano.
Pelo maior número de ações ajuizadas contra elas, estas são as campeãs potiguares que mais desagradam aos consumidores natalenses:
    Empresa - Reclamações
    COSERN - 631
    BANCO DO BRASIL - 613
...enquanto a Cosern recebeu 631 reclamações e....
    CLARO - 488
    TELEMAR - 473
    TNL PC S S/A (OI) - 424
    TIM CELULAR - 379
    BANCO ITAUCARD - 347
    BANCO SANTANDER - 329
    BANCO BRADESCARD - 302
    BV FINANCEIRA - 288
    NET - 283
    SKY - 238
    BANCO BONSUCESSO - 235
    TAP - 218
    SAMSUNG - 217
    VIA VAREJO - 217
    AYMORÉ (FINANCEIRA) - 207
    BANCO BRADESCO - 201
    TAM – 190 e
...a Claro foi atingida por outras 488 demandas em um ano.
    ASL (PLANO DE SAÚDE) – 186.
Até abril
Elaborada pelos treze juizados cíveis da comarca de Natal no período de abril de 2014 até este mês, a lista chocou até o juiz Paulo Maia, coordenador dos Juizados Especiais.
“Não se pode e não se deve admitir que empresas de grande porte e elevados recursos econômicos continuem a dar causa ao entupimento do Poder Judiciário com problemas de relacionamento com o usuário acerca de seus produtos e serviços, transferindo o ônus de gerir os seus pequenos conflitos ao Poder Judiciário, detentor de escassos recursos”, disse o magistrado, anunciando uma primeira providência em decorrência do levantamento.
A Coordenação dos Juizados irá buscar o entendimento com as empresas demandadas para estimular a conciliação pré-processual e evitar que novas causas cheguem à justiça. Esta busca, explica, cumprirá o que dispõe a Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2015, a qual visa aumentar os casos solucionados por conciliação.
Outra meta estabelecida pelo Conselho foi dar prioridade ao julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, destaque da Meta 7 do CNJ.
Sobre a importância do levantamento, aferido entre os processos que tramitam no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), o magistrado destaca que o Judiciário trabalha na busca constante pela conciliação e pela redução da litigiosidade e da judicialização de conflitos simples, “que deveriam ser resolvidos pelas próprias empresas demandadas, por meio de seus serviços de atendimento ao consumidor”.
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