Banco do Brasil foi alco de 613 ações judiciais,... |
A Companhia Energética (Cosern), o Banco
do Brasil e a telefônica Claro lideram a mais recente lista das vinte empresas mais
demandadas pelos consumidores residentes em Natal, elaborada pela Coordenação
dos Juizados Especiais, sendo que as duas primeiras registram mais de seiscentas
ações cada, no período de um ano.
Pelo maior número de ações ajuizadas
contra elas, estas são as campeãs potiguares que mais desagradam aos
consumidores natalenses:
Empresa - Reclamações
COSERN - 631
BANCO DO BRASIL - 613
...enquanto a Cosern recebeu 631 reclamações e.... |
CLARO - 488
TELEMAR - 473
TNL PC S S/A (OI) - 424
TIM CELULAR - 379
BANCO ITAUCARD - 347
BANCO SANTANDER - 329
BANCO BRADESCARD - 302
BV FINANCEIRA - 288
NET - 283
SKY - 238
BANCO BONSUCESSO - 235
TAP - 218
SAMSUNG - 217
VIA VAREJO - 217
AYMORÉ (FINANCEIRA) - 207
BANCO BRADESCO - 201
TAM – 190 e
...a Claro foi atingida por outras 488 demandas em um ano. |
ASL (PLANO DE SAÚDE) – 186.
Até
abril
Elaborada pelos treze juizados cíveis da
comarca de Natal no período de abril de 2014 até este mês, a lista chocou até o
juiz Paulo Maia, coordenador dos Juizados Especiais.
“Não se pode e não se deve admitir que
empresas de grande porte e elevados recursos econômicos continuem a dar causa
ao entupimento do Poder Judiciário com problemas de relacionamento com o
usuário acerca de seus produtos e serviços, transferindo o ônus de gerir os
seus pequenos conflitos ao Poder Judiciário, detentor de escassos recursos”,
disse o magistrado, anunciando uma primeira providência em decorrência do
levantamento.
A Coordenação dos Juizados irá buscar o
entendimento com as empresas demandadas para estimular a conciliação
pré-processual e evitar que novas causas cheguem à justiça. Esta busca,
explica, cumprirá o que dispõe a Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
para 2015, a qual visa aumentar os casos solucionados por conciliação.
Outra meta estabelecida pelo Conselho
foi dar prioridade ao julgamento de processos dos maiores litigantes e dos
recursos repetitivos, destaque da Meta 7 do CNJ.
Sobre a importância do levantamento,
aferido entre os processos que tramitam no sistema Processo Judicial Eletrônico
(PJe), o magistrado destaca que o Judiciário trabalha na busca constante pela
conciliação e pela redução da litigiosidade e da judicialização de conflitos
simples, “que deveriam ser resolvidos pelas próprias empresas demandadas, por meio
de seus serviços de atendimento ao consumidor”.
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