sexta-feira, 24 de abril de 2015

Diretório potiguar do PTB se acaba hoje

Carlos Augusto pode ser o... 
...sucessor de Aldair Rocha no PTB.
Esgota-se nesta sexta-feira, 24, hoje, o prazo de validade do atual diretório regional do PTB no Rio Grande do Norte, que sumiu do mapa após o fiasco que amargou nas urnas de outubro último, quando nem seu presidente, o policial federal Aldair da Rocha, ex-secretário estadual de Segurança, conseguiu conquistar um mandato de Deputado Estadual.
A perda do prazo ocorre em meio às negociações que o comando nacional da legenda mantém com a do Democratas com o objetivo de fundi-las, criando a quarta maior bancada da câmara federal. Praticamente aprovado pelos dois diretórios nacionais e grande número de parlamentares, a união perdeu fôlego esta semana, quando se soube que o Palácio do Planalto estava oferecendo cargos do segundo escalão do governo federal a petebistas a fim de não se afastarem da presidente Dilma Rousseff ao endossarem o projeto da nova agremiação.
Nem em Natal nem em Brasília não se sabia, na noite desta quinta-feira, o que ocorreria ao diretório regional a partir deste fim de prazo. Quadros que ascenderam a vice-presidências querem assumir sua presidência, mas é possível que o comando nacional prefira manter a acefalia enquanto se debruça sobre o futuro da legenda em termos nacionais. Uma terceira corrente diz que o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, marido da ex-governadora Rosalba Ciarlini, deverá assumir o comando regional do PTB, legenda que virou satélite do casal desde 2011.
Banco do Brasil
Presidido até recentemente pelo deputado federal Benito Gama, baiano que fugazmente comandou a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do Rio Grande do Norte, durante o governo de Rosalba, nos últimos anos o PTB vinha apoiando Dilma. Um dos preços para este respaldo, aliás, foi a entrega pessoalmente a Benito Gama de uma diretoria do Banco do Brasil que alavancasse sua tentativa de voltar a integrar a bancada federal da Bahia, onde é mais conhecido como “Benito Grana”.
Colocado no comando regional do PTB pelo então deputado federal Betinho Rosado, cunhado de Rosalba, e eleito em seguida primeiro vice-presidente nacional, Benito assumiu a presidência nacional quando o titular de então, advogado e ex-deputado federal Roberto Jefferson, perdeu temporariamente seus direitos políticos ao ser condenado no processo gerado pelo escândalo do “Mensalão”.
De olho na volta política para a Bahia, Benito entregou o diretório regional a Aldair, então preposto de Rosalba, prejudicando o atual presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira, que migrou então para o PMDB. Com o partido na mão, Aldair achou que facilmente chegaria à Assembléia Legislativa, sem notar que lhe faltaria uma diretoria de banco, e desde que sobrou nas urnas sumiu do cenário político.
Um seu acólito em 2014, ultimamente instalado no estafe do prefeito Francisco José da Silveira Júnior, em Mossoró, é quem tem falado em nome do PTB. Há poucas semanas ele condenou a fusão por não querer se aproximar do senador José Agripino Maia, o mossoroense que presidente os diretórios nacional e potiguar do Dem.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário