segunda-feira, 27 de abril de 2015

Fisiologismo vincula PMDB a Carlos Eduardo

Acordo entre Carlos e Henrique Eduardo segregou...
Longe de sugerir fortalecimento do partido, a ocupação de um espaço da gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves pelo PMDB está levando expoentes da legenda em Natal a reclamar contra o que consideram mero fisiologismo do presidente regional, o novo ministro do Turismo, ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves.
Receiam que a pressa com que o presidente regional conduziu a cooptação do partido colide frontalmente com o interesse que forças emergentes no PMDB, como o deputado federal Walter Alves, vinham recomendando que a agremiação iniciasse logo discussões internas sobre objetivos e estratégias a adotar para crescer nas urnas natalenses do próximo ano, incluindo a possível conquista do governo municipal.
Eles criticam o esforço que o Ministro despende há tempos apenas para designar o secretário municipal da pasta setorial, em detrimento do empresário Fernando Bezerril, um não correligionário cujo desempenho consideram satisfatório, notadamente quanto a atrair para Natal atenções de meios de comunicação e investidores para empreendimentos tangíveis.
Primos excluem primo
Segundo dizem, a nomeação do candidato de Henrique Eduardo Alves ao posto deverá estar oficializada até à próxima sexta-feira, 1° de maio. Em decorrência de entendimento meramente pessoal com o Ministro, Carlos Eduardo já teria comunicado a Bezerril sua defenestração, pedindo-lhe apoio na passagem do comando da área para a pessoa indicada pelo PMDB.
Garibaldi Filho (D) e Walter, que quer ver o PMDB disputar.
Evitando tecer comentários sobre os méritos do indicado, empresário Fred Queiroz, até porque, como dizem, não conhecem seu currículo como gestor público, vereadores peemedebistas salientam que ao entendimento de Henrique Eduardo com Carlos Eduardo, seu primo, faltou uma discussão com o partido. E, principalmente, com o senador Garibaldi Alves Filho, ex-ministro da Previdência, que poderia aconselhar outros rumos para o PMDB natalense.
Apoiar a reeleição
Previsto havia muito tempo e costurado muito celeremente após a posse de Henrique Eduardo no ministério, em meados deste mês, o acordo com o burgomestre natalense atrela o PMDB ao projeto de reeleição de Carlos Eduardo, e o partido precisaria analisar as conveniências e os inconvenientes deste vínculo, que envolve deputados estaduais e vereadores em nada motivados para adotar o chefe do executivo natalense como seu candidato em 2016.
Para que o pacto fosse celebrado, seria indispensável que o alcaide se comprometesse com a bancada do partido na câmara municipal no sentido de apoiá-la, o que implicaria em mudança radical de conduta. De modo geral, os vereadores peemedebistas reclamam do distanciamento que o Prefeito mantém em relação a todos os integrantes do Senado natalense e em especial aos da legenda. Reclamam que, seja quem for o líder do prefeito na câmara, a interlocução com Carlos Eduardo é péssima.
Segregaram Walter
A banda mais negativa do acordo entre os dois primos é a segregação que impôs a outro primo, Walter, que apontam como o líder que ascende na política potiguar. Filho de Garibaldi Filho e primo em segundo grau de Henrique Eduardo, Walter poderia ser um ótimo candidato do PMDB à prefeitura de Natal. Além dele, o partido conta ainda com o deputado estadual Hermano Morais, cuja postura ética citam como ótima referência para o atual momento da política nacional e seus reflexos na local, tendo em vista a grande rejeição que a população opõe à corrupção e a pactos de sentido meramente fisiológico.
Para eles, seria fácil dizer que a pressa que presidiu o acordo apenas traiu a condição de ansioso que há muitos anos muita gente aponta em Henrique Eduardo. Desta vez teria preponderado a necessidade de sair na frente, inibindo a tentativa de debates internos ensaiada por Walter, como síntese de um projeto que visaria limitar ao máximo o espaço deste, e por extensão o de Garibaldi Filho, no diretório regional do PMDB em benefício de planos pessoais ainda não explicitados pelo Ministro.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário