segunda-feira, 20 de abril de 2015

Arcebispo participa de encontro da CNBB

Eleito com o voto de Dom Jaime, o paulista...
O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha, participa de 3 a 24 do corrente, em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, da 53ª Assembleia Nacional dos Bispos, que nesta segunda-feira, 20, hoje, elegeu, com seu voto, o arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, 55 anos, novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A despeito da pouca importância que a Arquidiocese Metropolitana deu à assembléia geral, a eleição é um evento marcante para a CNBB, pois a função do presidente da entidade é definir os rumos da Igreja Católica no país.
Dom Sérgio vai substituir Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, que ocupou o cargo por quatro anos. Para ser eleito, Dom Sérgio foi o mais votado entre os 450 bispos. Ele recebeu 215 votos para ocupar o posto, superando os 196 que correspondem aos dois terços necessários para a eleição. Praticamente todos os bispos da Conferência podiam ser votados, exceto os 140 eméritos.
Dom Damasceno poderia ser reeleito, mas já havia dito publicamente que declinava ao cargo.
...Dom Sérgio assume a missão de tentar... 

Nascido em Dobrada, no estado de São Paulo, em 1959, e nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001, como auxiliar de Fortaleza, Ceará, de onde foi depois transferido para Teresina e depois para o Distrito Federal, Dom Sérgio vai ocupar a presidência da CNBB por quatro anos, podendo ser reeleito. Ele assumirá o posto na próxima sexta-feira, 24, com a missão de conduzir a igreja no processo que objetiva atrair-lhe novos fiéis no Brasil e conter a evasão de fiéis. Segundo fontes da CNBB, o número de católicos no Brasil vem caindo nos últimos anos.
...conter a queda da população católica no Brasil.
Um dos mais recentes estudos feitos a respeito mostrou que o número de brasileiros que se declaram católicos caiu de 64% em 2007, quando houve a última visita de um Papa ao país, para 57% em 2013. Trata-se de pesquisa do instituto Datafolha publicada  pelo jornal “Folha de S. Paulo” no domingo 21 de julho de 2013.
No mesmo período, a população de evangélicos pentecostais passou de 17% para 19% e a de evangélicos não pentecostais passou de 5% para 9%, enquanto a de espíritas se mantinha em 3%.
Os dados foram divulgados na véspera da chegada do papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que seria iniciada na segunda-feira 22.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes: http://blogderobertoguedes.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário