sábado, 18 de abril de 2015

Fundac encerra lua-de-mel entre justiça e Robinson

Encerrou-se na primeira instância a lua-de-mel que a justiça e o governador Robinson Faria iniciaram com a posse deste, a 1° de janeiro último. Sua decretação se materializou através da renovação da intervenção judicial na Fundação Estadual da Criança da Criança e do Adolescente (Fundac), pelo juiz Homero Lechner, titular da segunda vara da Infância e Juventude da Comarca de Natal.
Intervenção atingiu a área de Juliane, esposa de Robinson.
Marcada desde janeiro pela prática de nomear e desnomear secretários de Estado e integrantes do segundo escalão do executivo, o que lhe tem valido críticas hilariantes, a governadoria fez tudo para dar a entender que se tratou de decisão esperada. No entanto, a volta da intervenção causou ali grande impacto, até porque alcançou um órgão da secretaria de Trabalho e Ação Social, comandada pela esposa do governador Robinson Faria, a advogada Juliane Faria.
A exemplo do colega que havia promovido a intervenção original no órgão, seu colega Sérgio Maia, Homero Lechner não deu ao executivo a possibilidade de escolher o interventor, como acontecia ancestralmente em situações semelhantes.
Da mesma forma como Sérgio Maia escolheu a delegada Kalina Leite, atual secretária estadual de Segurança, ao decretar a primeira intervenção, em março do ano passado, agora Homero designou o servidor público Ricardo Cabral, que era o braço direito dela e assumiu a presidência da Fundac por ocasião da suspensão da intervenção, no início do ano.
Para liberar Kalina a fim de que passasse a cuidar da segurança pública, a justiça deu um crédito de confiança a Robinson e Juliane Faria.
Como divulgou o poder judiciário, a decisão de suspender a intervenção na Fundac se deu pelo fato do Poder Judiciário ter identificado que praticamente todos os pontos exigidos na Ação Civil Pública ajuizada contra a Fundação foram vencidos por Kalina.

O mesmo poder explicou a renovação da medida dizendo que a decisão levou em consideração a necessidade da agilidade dos processos que já estão em andamento como a contratação temporária de funcionários e a realização de Concurso Público para preencher o quadro de servidores da Fundac, além da reabertura do Ceduc Pitimbú, construção do Ceduc Metropolitano em Ceará-Mirim, Reestruturação da Fundac, aprovação do Plano de Cargos dos Servidores e aplicação do Plano Socioeducativo no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário