sábado, 25 de abril de 2015

Lista de coronéis adiou promoções na PM

Marcus Vinícius não passou pelo crivo do Estado Maior...
Dificuldades que o Estado Maior da Polícia Militar criou para impedir que o governador Robinson Faria entregue este mês o comando geral da corporação ao oficial de sua preferência são o que mais respondem pelo adiamento de promoções que o chefe do exec
utivo deveria ter canetado no último dia 21.
Oficialmente, o que está em jogo é a primeira aplicação prática da “Lei de Promoção dos Praças”, sancionada no ano passado pela então governadora Rosalba Ciarlini  para substituir a regulamentação oferecida desde 1977 pelo decreto 7070, do então governador Tarcísio Maia.. 
Apesar de ter contado com um ano para se instrumentalizar a fim de viabilizar sua vigência a partir deste ano, o executivo dormiu no ponto. Segundo fontes governamentais, sua lerdeza foi imposta por recomendações que o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado lhe impuseram posteriormente à publicação da lei.
Datas para a soldadesca
No tocante a este diploma legal e à base da Polícia Militar, formada por praças, cabos e sargentos, o Governador já acendeu uma luz ao final do túnel, anunciando solenemente duas datas para situar-se bem com a base da corporação. Na próxima segunda-feira, 27, depois de amanhã, ele apresentará o quantitativo exato de profissionais e suas respectivas graduações a serem beneficiados com a promoção, que ocorrerá com efeito retroativo a partir do dia determinado em lei.
...deixando Robinson  pensar em rasgar a lista de promoções.
A segunda medida foi garantir que até o próximo dia 22 de maio efetivará todas as promoções previstas na lei, tomando por base o que lhe recomendaram o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado.
Falta, porém, anunciar a mágica capaz de lhe permitir fazer o que almeja em relação ao comando geral, onde alguns de seus mais próximos interlocutores ainda hoje gostariam de ver reentronizado o coronel da reserva Francisco Araújo, que liderou a Polícia Militar durante todo o governo Rosalba Ciarlini.
Candidato sobrou
Segundo fontes altamente confiáveis, desde que venceu as eleições de outubro do ano passado Robinson pretende entregar o comando da Polícia Militar ao tenente coronel Marcus Vinícius Silva da Cruz, sub-comandante do Comando de Policiamento Metropolitano. Não o nomeou logo a 2 de janeiro, primeiro dia útil de seu mandato, porque o posto só pode ser confiado a coronel, o “status” mais elevado da corporação.
Exonerando o então comandante Araújo, atual assessor militar da presidência da Assembléia Legislativa, Robinson programou promover Marcus Vinícius até abril, quando pretendia finalmente entregar-lhe o comando geral.
Neste sentido, confiou temporariamente o comando ao coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas, uma espécie de unanimidade a favor entre os companheiros de farda mas também um nome a que nenhum adotaria como líder número um.
Robinson esperava que no mínimo o coronel Ângelo Mário orientasse o Estado Maior a promover seu candidato. Realizada em março último, a reunião para as promoções decepcionou o Governador ao não contemplar seu preferido.
Sinuca de bico
Levando-o a imaginar que o coronel Ângelo Mário legislou em causa própria, pois a decisão do quartel general o evidencia novamente como o fator de união na torre de comando, Robinson se sentiu então numa sinuca de bico. Para alçar Marcus Vinícius ao principal posto da Polícia Militar, Robinson teria que promover uma ruptura institucional, derrubando os critérios profissionais imputados ao Estado Maior.
Sem considerar a necessidade de preservar no comando o coronel Ângelo Mário, ele ainda cogitou de nomear um outro oficial de sua simpatia, mas constatou que a lista elaborada pelo Estado Maior não incluiu nenhum que preenchesse este figurino. Desde então, Robinson procura uma forma de ganhar esta parada, e a aquisição de tempo que lhe ocorreu foi impor à polícia militar um adiamento histórico.
Ancestral e ordinariamente, todas as promoções anuais na corporação são celebradas no aniversário desta, o “Dia de Tiradentes”, o patrono das polícias militares de todo o país, a 21 de abril.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário