domingo, 26 de abril de 2015

Após fugas em massa, RN debate situação carcerária

A Assembléia Legislativa debaterá nesta segunda-feira, 27, amanhã, a partir das 14h30 horas, a situação das penitenciárias do Rio Grande do Norte, unidade federativa que ultimamente mais tem comparecido aos noticiários nacionais em virtude de fugas em massa de presos, como a que motivou há poucos dias a substituição da diretoria do principal estabelecimento do gênero, em Alcaçus, Nísia Floresta.
França: crítica que nem a oposição fez ao governo de Robinson.
Contando com a participação dos secretários estaduais de Cidadania e Justiça, professor Edilson França, procurador da República aposentado, e de Segurança, delegada Kalina Leite, o debate constitui a pauta de audiência pública que o parlamento promoverá por iniciativa do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB).
Não bastassem os muitos episódios negativos que o Estado contabiliza neste quadrimestre, com pelo menos três espetaculares fugas em massa do presídio de Alcaçus, a expectativa em torno da audiência de amanhã foi aumentada consideravelmente esta semana por uma entrevista que Edilson França concedeu à imprensa local.
Afirmando que o sistema penitenciário do Rio Grande do Norte não existe, o Secretário descreveu a situação: “O que existe é um aglomerado de presos jogado nas unidades a Deus dará”, salientando que a falta de um direcionamento nas políticas penitenciárias do Rio Grande do Norte pode fortalecer inadequadamente os presos. “Claro que o preso ganha força com isso, mas nem sei se ganha tanto porque às vezes falta até alimento pra ele”, diagnosticou. “Falta tudo, falta médico, falta assistência, falta tudo para o preso”, garantiu, numa postura crítica que nem o mais radical oponente ousou dirigir à performance setorial do governo Robinson Faria.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário