sábado, 25 de abril de 2015

Natal não prepara homenagem a Aluizio

Aluízio no seu memorial: nem a família o homenageia à altura.
O nono aniversário da morte do jornalista e político Aluízio Alves, sem dúvida o maior líder que o Rio Grande do Norte já ofereceu ao mundo, transcorrerá no próximo dia 6, quarta-feira, e, como nos oito últimos anos, até agora ninguém anuncia um acontecimento à altura do evento.
Todos os anos, o que tem sido feito em homenagem a Aluízio é a celebração de uma missa de réquiem na igreja de Nossa Senhora da Esperança, no bairro de Cidade da Esperança, pelo seu vigário, padre Agustín Calatayud y Salon.
Esta é, porém, uma homenagem espontânea que lhe prestam os moradores do bairro, que foi construído no governo de Aluizio, de 1961 a 1966, como o primeiro empreendimento de habitação popular em todo o Brasil, numa antecipação em escala menor do que viria depois a ser o plano nacional, a cargo da União.
Ainda que seja de longe a maior beneficiária da força política que Aluizio criou no Rio Grande do Norte, sua família, que após seu afastamento da vida pública e depois de seu falecimento já assumiu dois ministérios federais, o da Previdência e agora o do Turismo, só tem acompanhado a iniciativa do bairro, sem tomar a de criar um feito pelo menos aproximado da grandeza do líder, contentando-se com o usufruto do capital eleitoral que ele gerou e legou.
Nem mesmo o “Memorial Aluizio Alves”, empreendimento estático alojado na sede de uma emissora local de televisão e teoricamente dirigido por familiares dele, anuncia algo com este título.
Os familiares também não cuidam de erguer a Fundação Aluízio
Alves, que ele próprio instituiu, em vida, doando-lhe uma casa da avenida Deodoro, em Petrópolis, para servir-lhe de sede. Longe de contemplar o culto à sua personalidade, o sonho de Aluizio para esta instituição seria transformá-la num instrumento perene de apoio a iniciativas em defesa do Rio Grande do Norte, desenvolvendo ao mesmo tempo iniciativas de cunho social em benefício de famílias necessitadas.
==========================
Siga e recomende o Blog de Roberto Guedes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário